MENU

BUSCA

Avião de Luciano Hang faz 'pouso de lado' na pista devido fortes rajadas de vento

Segundo relatos do proprietário das Lojas Havan, a aeronave enfrentou rajadas de 60 km/h

Victoria Rodrigues

A aeronave particular do empresário Luciano Hang, conhecido popularmente como "Véio da Havan", precisou fazer um pouso excepcionalmente diferente nesta terça-feira (25), por conta de fortes rajadas de vento. As imagens foram divulgadas pelo próprio proprietário, que partiu da cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, onde o empresário esteve presente para inaugurar uma unidade da sua loja, com destino a Santa Catarina.

Na ocasião, o piloto do avião teve que utilizar o método conhecido como "pouso-caranguejo", que consiste em aterrissar o avião de forma perpendicular à pista com o intuito de compensar os ventos cruzados. "Os pilotos Jean e Balke fizeram um pouso impecável, chegaram na pista 'caranguejando'", revelou o empresário Luciano Hang durante a gravação do vídeo publicado nas mídias sociais.

"De forma básica, a manobra permite que o piloto use a tração dos motores para compensar o vento cruzado e manter a linha de voo alinhado com a pista, e essa trajetória alinhada permite o pouso seguro", explicou Rafael Cuenca, professor de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em entrevista ao portal Metrópoles.

VEJA MAIS

VÍDEO: Passageiros de helicóptero são assaltados após pouso de emergência
Não há detalhes e mais informações sobre o motivo do pouso forçado e nem sobre quantos ocupantes estavam na aeronave

Avião pousa de lado no aeroporto de Navegantes devido à forte ventania
Uma forte ventania, com ventos cruzados, obrigou o piloto da aeronave a realizar a manobra conhecida como "pouso-caranguejo"

Avião cargueiro cai no mar durante pouso no Aeroporto de Hong Kong

Chuvas intensas em Santa Catarina

Antes do pouso diferenciado da aeronave particular de Luciano Hang, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo nesta terça-feira (25) em algumas cidades que ficam localizadas no sul e sudeste do país, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O órgão alertou ainda para o risco de alagamentos, queda de árvores, cortes de energia elétrica, danificação de estruturas em edifícios e transtornos nos transportes públicos dos municípios.

(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web em Oliberal.com)