Fafá de Belém, cantora, compositora e atriz

Redação Integrada

Fafá de Belém, nome artístico de Maria de Fátima Palha de Figueiredo, nasceu em 9 de agosto de 1956 e é cantora, compositora e atriz. Desde pequena gostava de cantar e, em 1973, foi incentivada a investir na carreira fonográfica, o que topou e, dois anos depois, ficou nacionalmente conhecida quandoa a música "Filho da Bahia" fez parte da trilha sonora da novela "Gabriela", da TV Globo, e emplacou nas rádios. E antes disso, atuou no musical "Tem Muita Goma no meu Tacacá", no Theatro da Paz, em Belém, e na peça "Os Sete Gatinhos".

Em 1976, gravou e lançou o primeiro LP, "Tamba Tajá", que arrancou elogios da crítica com canções como a faixa-título "Este Rio é Minha Rua", "Pode Entrar", "Haragana" e "Xamego". Um ano depois foi a vez de "Água", que também fez grande sucesso e trouxe clássicos como "Foi Assim", "Ontem ao Luar", "Raça", "Sedução" e "Pauapixuna". 

Na primeira metade da década de 1980, apresentou-se gratuitamente nas passeatas e participou de todos os 32 comícios do movimento das Diretas-Já — movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil — e arrepiou os brasileiros ao cantar "Menestrel das Alagoas". Na segunda metade, recebeu críticas por focar menos em jazz, boleros, baladas e MPB para cantar ritmos amazônicos como carimbó, siriá, lambada, brega e guarânia, o que não a impediu de fazer um sucesso atrás do outro. 

Àquela altura já era considerada uma das principais cantoras românticas do Brasil e com reconhecimento internacional, com destaque para Portugal, sendo condecorada, em 2011, com a Medalha de Mérito Turístico. As décadas de 2000 e 2010, inclusive, foram marcada por regravações, participações especiais, participação em novelas, programas de televisão e a "Varanda da Fafá", durante o Círio de Nazaré, trazendo artistas e personalidades de todo o canto para conhecer a maior festa religiosa do Brasil e as suas raízes no Pará.

Na campanha Belém Pra Ver e Sentir, Fafá de Belém escolheu a PRAÇA DA REPÚBLICA como lugar favorito na capital paraense.

GALERIA

Praça da República

Belém Pra Ver e Sentir
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!