CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Praça da República

Redação Integrada

Onde atualmente está situada a Praça da República antes era um enorme terreno descampado chamado Largo da Campina, que possuía apenas uma estrada que levava à ermida (pequena igreja em local despovoado) de Nossa Senhora de Nazaré, hoje Basílica Santuário de Nazaré, e um igarapé.

No século XVIII, armazém para guardar pólvora foi construído, o que fez mudar o nome para Largo da Pólvora. Há o registro de uma forca erguida no local, porém não se sabe se houve alguma execução. Por outro lado, sabe-se que o lugar foi muito usado para enterrar pobres e escravos. E, ainda descampado, recebeu outro nome: Largo Pedro II.

Somente em meados do século XIX o terreno teve algumas árvores plantadas, de forma desordenada, mas foi com a inauguração do Theatro da Paz, em 1878, que o espaço recebeu urbanização e o nome definitivo de Praça da República, que marcava a mudança do regime.

Durante o governo de Justo Chermont foi idealizada a construção de um monumento em homenagem à República, em 1889. A pedra fundamental feita de mármore foi colocada no ano seguinte e um concurso decidiu a forma do monumento, inaugurado em 15 de novembro de 1897.

Com 20 metros de altura, o monumento é composto pela estátua de uma mulher - que representa o regime democrático, segurando um ramo de oliveira em uma das mãos, simbolizando a paz - e um anjo apoiado em um leão, segurando um estandarte. Ao redor da pedra fundamental, outro anjo cercado de livros, representando a história, e duas crianças. Posteriromente, quatro placas em homenagem a Floriano Peixoto, José Bonifácio, Tiradentes e Beijamim Constant foram anexadas à pedra fundamental durante a segunda gestão de Abelardo Conduru.

Finalmente, durante a gestão de Virgínio Mendonça, foram construídos dois pavilhões onde hoje funcionam o Teatro Experimental Waldemar Henrique e a Escola de Arte da Universidade Federal do Pará.

GALERIA

Praça da República

SERVIÇO

A praça é livre e possui programação variada ao longo do ano. Aos domingos, uma feira livre com todo tipo de produtos e serviços atrai belenenses e turistas.

COMO CHEGAR

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Charlando Por Bel City
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!