MENU

BUSCA

Visitantes marcam presença na reabertura da Estação das Docas

O acesso foi condicionado ao uso de máscaras de proteção obrigatória para todos, com lojas e restaurantes com restrição de capacidade de público e novos horários

Caio Oliveira

A Estação das Docas, um dos principais pontos turísticos de Belém, reabriu as portas nesta quarta-feira (1º). O complexo seguia fechado desde o dia 20 de março por causa da pandemia do novo coronavírus, e com um retorno cheio de novas medidas sanitárias, o espaço voltou a receber os visitantes que, ainda que menos do que de costume, marcaram presença na reabertura do espaço. Para que tudo comece a voltar a funcionar, foram feitos dois processos de desinfecção prévios, além de mudanças nos horários dos restaurantes e estabelecimento de novas regras para circulação de pessoas.

Chegando à área da Estação, o visitante já passa pelo controle nos portões, com aferição de temperatura corporal e a disponibilização de um dispenser de álcool em gel. Banners posicionados a longo de todo passeio público ditam as regras de circulação no espaço: todos devem usar máscaras de proteção, é recomendada a distância de um metro de meio entre as pessoas e a constante higienização das mãos com álcool ou sabão. "Nesse primeiro momento, está bem tranquilo. As pessoas estão bem conscientes e nosso público está abaixo do esperado, já que nossa projeção era de mais de duas mil pessoas, então, tudo segue muito calmo", disse Luciana Argolo, gerente comercial da Pará 2000, organização social que administra a Estação. Ela ainda explicou que as orientações estão dando resultado e poucos problemas foram registrados.

"Aumentamos a quantidade de orientadores de público, para que eles conscientizem as pessoas sobre as novas orientações de saúde. Quando eles veem alguma situação fora daquilo determinado no decreto, eles abordam, de maneira educada, para que elas cumpram as medidas, como usar máscaras e o distanciamento. Claro que existem aquelas pessoas da mesma família que chegam juntas e não é possível fazer a solicitação do distanciamento, mas no geral, podemos dizer que tudo está correndo bem", destacou a gerente, que informou ainda que uma nova entrada para pedestres foi aberta no Boulevard Castilhos França (galpão A1), na área do estacionamento para, assim, melhorar a circulação das pessoas e evitar aglomerações. Ao longo da visita da reportagem, foi possível ver que a maioria das pessoas respeitava as orientações, com poucos frequentadores sem máscaras. Quanto ao distanciamento, não foi registrado aglomeração, mas pessoas estavam passeando de mãos dadas e perto uma da outra.

O horário de funcionamento da Estação das Docas, lojas e quiosques é de 10h às 23h. Já os restaurantes deverão operar conforme o decreto publicado no Diário Oficial do Município de 24 de junho, que estabelece, entre outras restrições, funcionamento com somente 40% da capacidade, respeitando a distância entre as mesas e horário de atividades de 11h às 15h e de 19h às 23h. "O almoço foi muito bom. Mantivemos o distanciamento dos clientes e fechamos no horário certo, e eles respeitaram as orientações. Veio bastante gente; abaixo do que é comum, claro, mas ainda assim é animador. Espero que continue assim agora de noite.", disse George Gomes, maître do Tio Armênio, um dos restaurantes mais frequentados da Estação.

A estudante Rosileia Campos levou o filho, o pequeno Enzo Bernardo, de três anos, para aproveitar o pôr do sol na Baía de Guajará. "Saímos um pouco de casa porque tava complicado fica o tempo todo parado com criança pequena. Tá sendo tranquilo aqui, com menos gente, e mais espaço pra ele correr e brincar. Ele tá aproveitando, e isso já melhora um pouco a situação que vivemos", disse a jovem.  Os eventos e projetos culturais ofertados na Estação das Docas continuarão suspensos por razões sanitárias de combate a propagação do vírus.  

SERVIÇO

Estação das Docas
Horário de funcionamento: Todos os dias de 10h às 23h, exceto restaurantes que funcionarão de 11h às 15h e de 19h às 23h.

Belém