O mês de julho se aproxima e o calor do verão amazônico já é sentido pelos belenenses. Por isso é importante ter cuidados com a pele nesse período do ano. A dermatologista Danielle Sousa, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (regional Pará), disse que o protetor solar deve ser utilizado diariamente.
“Os estudos mostram que a maior exposição solar que temos, no decorrer da vida, são as do dia a dia, decorrentes dos deslocamentos para trabalho, supermercado, entre outros, sendo muito superior às exposições ocasionais, quando vamos à praia, por exemplo”, disse.
“Dessa forma, não apenas no período do verão, onde temos um aumento da incidência dos raios UV, o protetor solar deve fazer parte da nossa rotina, lembrando sempre de reaplicar de 3/3hs, na face, e no corpo, nas áreas onde a roupa não cobre”, afirmou.
Segundo a dermatologista Danielle Sousa, existem diversas opções de protetor solar, desde FPS (fator de proteção solar) 30 a FPS 100. Há protetores para pele oleosa, seca, sensível, protetores para peles com manchas, como o melasma, toque seco, spray. “O ideal é você avaliar, juntamente com o seu médico dermatologista, qual o melhor protetor para o seu tipo de pele. Lembrando que o mais importante é você encontrar o protetor que você mais se adapta, e utilizar sempre”, afirmou.
Ela disse ainda que, além dos protetores, há as opções de proteção física ou de barreira, como as roupas de manga, chapéus, óculos, e os guarda-chuvas, sendo excelentes opções principalmente para quem tem manchas, ou utiliza ácidos nos tratamentos noturnos.
Os hidratantes também fazem parte da rotina diária de cuidados com a pele, sendo "importantíssimos" no verão, devido ao maior ressecamento da pele, e maior sensibilidade devido ao aumento da radiação UV na exposição solar. “Recomendamos o uso dos hidratantes 2x/dia, após os banhos, ou mais vezes, conforme necessidade do paciente”, disse.
VEJA TAMBÉM:
Para se proteger do sol, sobretudo nesta época do ano, ele usa uma camisa comprida de malha e boné. “O sol em Belém, nesse período agora, é muito forte, principalmente pela manhã e por volta das 12 horas”, disse. “Se eu não adotar esses cuidados, eu sinto o sol queimando a pele”, afirmou.
Andrea Baía Bandeira, 42 anos, vende água e óculos na feira doVer-o-Peso. Para proteger a pele, ela afirmou que, antes de ir para o trabalho, logo cedo, passa protetor.
“E uso chapéu. Também bebo bastante água”, afirmou. Andrea disse que, entre 12 e 13h30, o sol está muito intenso. “É bem quente mesmo”, afirmou. Nesse intervalo de tempo, Andrea procura uma sombra para se “refrescar um pouquinho”.