Vendaval em Belém: Moradores lamentam prejuízos no conjunto Pedro Teixeira
Os bairros mais atingidos foram Coqueiro, Tapanã, Pratinha e Parque Verde, informou a Defesa Civil Municipal
Após a forte chuva com vendaval que atingiu alguns bairros de Belém na tarde de terça-feira (16), moradores lamentam e contabilizam vários prejuízos em suas residências. Os bairros mais atingidos foram Coqueiro, Tapanã, Pratinha e Parque Verde, conforme informado pela Defesa Civil Municipal.
Por volta das 9h30 desta quarta-feira (17), moradores do conjunto Pedro Teixeira, no bairro do Coqueiro, recebiam assistência da Defesa Civil. Ainda na noite da terça-feira, levantamento preliminar da Defesa Civil Municipal apontava aproximadamente 50 casas destelhadas no conjunto. Entretanto, na manhã desta quarta, a associação de moradores afirmou que esse número já chegava em 50 e que a chuva e a ventania também derrubaram 7 árvores.
A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) também esteve no conjunto Pedro Teixeira, para, junto com a Defesa Civil, fazer o levantamento e inscrever as famílias atingidas nos benefícios municipais.
VEJA MAIS
Jovita do Socorro Torres Neves, de 62 anos, disse que a ventania quebrou todas as telhas. “Entre 14h30 e 15 horas deu uma ventania aqui que quebrou todas as telhas. Lá pra trás quebrou”, disse. Um grupo de moradores do conjunto a ajudou, colocando telhas usadas, pois temiam que chovesse novamente. “Colocaram essas telhas para eu ficar mais tranquila um pouco. Eu não tenho condições de comprar material. Eu não sou aposentada ainda. Ainda estou andando atrás do auxílio-doença. Tenho oito hérnias de disco”, contou.
A associação de moradores do Conjunto Pedro Teixeira está arrecadando materiais de construção e telhas para ajudar as mais de 50 famílias que tiveram as casas atingidas pelo vendaval. Maurício Carlos Melo, um dos membros da iniciativa, pede que a população sensibilizada ajude as famílias que não podem arcar com os prejuízos de maneira imediata.
“A gente está solicitando encarecidamente ajuda das pessoas que puderem nos ajudar, principalmente, com telhas. Foram em torno de 50 casas que tiveram suas telhas arrancadas, algumas perderam o telhado por completo. A gente precisa urgente da colaboração de todos. O prejuízo causado aqui aos moradores do Pedro Teixeira foi muito grande. Inclusive as pessoas estão em situações de necessidade. A gente está no período de chuva e a ventania de ontem foi algo surreal”, diz o morador.
Para ajudar com materiais de construção, telhas ou outros itens basta entrar em contato com o número de Whatsapp: (91) 98577-7244 (Isabel).