MENU

BUSCA

Veganismo: confira dicas para higienizar corretamente os alimentos; vídeo

Lavar verduras e frutas pode evitar problemas de saúde, como infecção intestinal; especialistas afirmam que o veganismo traz inúmeros benefícios à saúde

Camila Azevedo

Quem opta por seguir uma dieta à base de alimentos de origem vegetal é chamado de vegano. A prática envolve um amplo conceito que vai desde a escolha dos produtos ingeridos até a preferência por determinados tipos de itens que não incluem animais na composição, sejam peças de vestuário, sejam produtos de beleza. No último sábado (20), a cantora Xuxa Meneghel, declaradamente adepta ao veganismo, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo comendo alface direto do pé. A ação pode gerar problemas de saúde, como infecção alimentar, e não é indicada para os que desejam permanecer no estilo de vida, sendo necessário máximo rigor no preparo, manejo e conservação.

Assim como qualquer dieta, a vegana precisa estar cercada por cuidados de higiene para prevenir doenças vindas de agentes microbiológicos, aqueles invisíveis ao olho. Os perigos de uma limpeza deficitária também alcançam os âmbitos físicos e químicos, podendo gerar diarréia e vômito. Além disso, escolher o ambiente ideal para que esse alimento seja armazenado é indicado por especialistas como uma atividade a ser feita diariamente.

VEJA MAIS

Cozinhar com segurança e oferecer sempre o melhor é o que a empreendedora Júlia Castro, de 26 anos, segue. Dona de um delivery de comida vegana desde 2016, em Belém, ela é criteriosa na escolha dos produtos e sempre analisa com cautela o que está comprando. “Eu sempre procuro os alimentos que estejam mais bonitos, menos deteriorados, os que estão na safra, também. A gente preza muito pela qualidade. Trabalhamos muito com alface e tomate, que vão na composição do hambúrguer, então buscamos comprar o que é de melhor”, ressalta.

Cada alimento é devidamente higienizado com água sanitária própria para comida, com o objetivo de aumentar a desinfecção, água corrente e secagem. “As folhas ficam na terra, o alface vem da terra, pode ter microorganismos patogênicos. A desinfecção é importante para que a pessoa consuma um alimento que seja seguro, que ela não vá comer e depois dar uma diarréia. Os alimentos passam por várias etapas, entram no caminhão, passam pelo hortifruti, no supermercado várias pessoas podem tocar, então, é muito importante que você faça uma limpeza para garantir a segurança”, conclui Júlia.

Belém