MENU

BUSCA

Vândalos invadem escola e aulas são suspensas em Ananindeua

Escola de Águas Brancas teve paredes pichadas e livros, provas e encanamentos destruídos

Dilson Pimentel

A invasão de grupos de vândalos suspendeu esta segunda-feira (18) mais uma vez as aulas da Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias, em Águas Brancas, em Ananindeua. Em três meses, essa já é a terceira vez que a escola fecha por causa de invasões ocorridas contra a escola.

Segundo denunciam pais de alunos, provavelmente durante esse fim de semana um grupo invadiu novamente o colégio e provocou danos à escola. Professores, funcionários, pais de alunos e os estudantes só souberam o que houve às 7h de hoje, no início das aulas.

Não se sabe quem são os autores dos atos de vandalismo. A escola está sem vigia desde o início deste ano. Os invasores pularam o muro, que é baixo, e entram no estabelecimento de ensino. Eles sujaram todas as seis salas e picharam frases obscenas nas paredes. Também rasgaram os livros e colaram páginas nas paredes, além de terem rasgado provas de alunos. 

Não bastasse isso, os invasores da escola também deixaram fezes nas salas. Os vândalos quebraram ainda, os banheiros. Um cano que fica na parte de trás da escola também foi danificado na ação, causando o vazamento de água. 

Na escola estudam 166 alunos dos 6 aos 12 anos. Eles estão matriculados em turmas do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Pais de alunos estão preocupados com a segurança de seus filhos, mas muitos preferem não se identificar, com medo de represárias dos grupos que depredam a escola.

 

Em outras ocasiões de invasões e depredação, até a merenda escolar já foi roubada do estabelecimento, dizem pais de alunos. eles pedem providências. 

A Redação Integrada de O Liberal entrou em contato ainda nesta segunda-feira com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para ouvir a administração sobre o ocorrido e também saber que providências estão sendo tomadas. Em nota, divulgada apenas esta terça (19), a Seduc disse que "lamenta o ocorrido" e confirmou que as aulas suspensas ontem já voltaram ao normal nesta terça-feira (19). "A Seduc esclarece ainda que há um processo em curso para contratação de vigilantes para as escolas da rede estadual", disse a secretaria.

Belém