MENU

BUSCA

Trezena na casa Pão de Santo Antônio começa com missa e coroação de Nossa Senhora

Programação vai até dia 13 de junho; nesse período, os fiéis podem participar de missas, procissão e arraial

Dilson Pimentel

Com uma missa celebrada por Dom Paulo Andreoli, bispo auxiliar de Belém, começou, na manhã desta quarta-feira (31), a Trezena de Santo Antônio, organizada pela Associação da Pia União do Pão de Santo Antônio, no bairro do Guamá, em Belém, e que se estenderá até 13 de junho. Durante a missa, houve a coroação de Nossa Senhora, por quem Santo Antônio tinha muita devoção.

Ao longo dos 13 dias dedicados ao santo casamenteiro e também das causas cotidianas, como a saúde, emprego e fartura, os fiéis vão participar de missas, procissão e arraial. A presidente da instituição, Socorro Morgado, disse que, no dia 13, haverá procissão e missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

“Essa casa tem uma grande devoção a Santo Antônio. Foi fundada em 1930. Foi uma promessa que uma senhora fez por uma grande graça alcançada. E ela começou a fazer o acolhimento dos idosos, que até hoje perdura. Nós temos 70 idosos na casa”, disse.

“É uma casa que tem 93 anos e acolhe os idosos com muito carinho. Sabemos que o trabalho é árduo, porque é uma casa que tem sete mil metros quadrados e precisa sempre de manutenção para que dê o melhor ambiente para eles”, afirmou.

Além do trabalho espiritual, também há terapia ocupacional, fisioterapia, hidroginástica, geriatra, que consulta duas vezes por semana, e nutricionista. “Temos um apoio muito grande aqui na casa. E as diretoras todas também são idosas. Temos mais de 60 anos e todas temos um trabalho totalmente voluntário. Doamos nosso trabalho para essa casa, que, acredito, é uma casa de Deus, porque, quando foi construída, tudo foi doado”, afirmou Socorro Morgado.

VEJA MAIS

Programação da Trezena de Santo Antônio

No dia 31 de maio, a Trezena começa às 8h45 na capela do Pão de Santo Antônio, momento em que a comunidade se reúne para dar início às orações que durarão por treze dias consecutivos. Após o período de oração, ocorre a Missa e Coroação de Nossa Senhora. Do dia 1º a 12 de junho, as orações e missas continuam sendo celebradas nos mesmos horários, às 8h45 e às 9h, respectivamente, na capela do Pão de Santo Antônio.

Já no dia 13 de junho, dia específico dedicado ao santo, ocorre uma procissão, a partir das 8h15, seguida de uma missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

À tarde, entrando pela noite, a programação encerra com o Arraial Junino do Pão de Santo Antônio, composto por atrações musicais e sorteio de prêmios. A festa ocorre na Estação das Docas, no Galpão 3, das 16h às 22h. Esta parte da programação tem entrada paga, no valor de R$ 25 (em dinheiro ou Pix).

A instituição Pia União do Pão de Santo Antônio informa que todo o dinheiro arrecadado no arraial será revertido para obras estruturais da casa.

31/05 - Trezena às 8h45; Missa às 9h;

01 a 12/06 - Trezena às 8h45; Missa às 9h;

13/06 - Procissão às 8h15; Missa com Arcebispo às 9h.

Local: capela do Pão de Santo Antônio

13/06 -  Arraial Junino do Pão de Santo Antônio, das 16h às 22h;

Local: Estação das Docas, Galpão 3;

Entrada: R$ 25 (em dinheiro ou Pix).

Belém