MENU

BUSCA

Transporte fluvial Outeiro-Belém deverá ser permanente após obras na ponte

Proposta é do Governo do Estado, junto com a Prefeitura de Belém, após ouvir as demandas da população de Outeiro, que historicamente reclama do transporte público

Victor Furtado

Mesmo após a liberação da ponte de Outeiro, o que deve ocorrer em seis meses, o transporte fluvial da linha Outeiro - Belém deverá ser mantido. A proposta foi apresentada pelo governador Helder Barbalho e ratificada pelo presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly, nesta terça-feira (01/02).

O serviço foi iniciado, de forma emergencial e gratuita, após a ponte ser interditada, devido a um acidente que resultou na queda de um dos pilares da estrutura. Mais de 1 mil passageiros estão usando, diariamente, as embarcações disponibilizadas, gratuitamente, pelo Governo do Estado, enquanto a obra seguir.

VEJA MAIS

Outeiro: confira os novos horários das embarcações a partir desta quarta-feira (02/02)
Após reunião com as comunidades de Outeiro, os horários foram ajustados e as linhas contuinuam gratuitas

Projeto que prevê auxílio a trabalhadores de Outeiro deve ser votado nesta terça na CMB
De autoria da Prefeitura, texto indica um benefício que varia entre R$ 300 e R$ 500, pago a vários profissionais do distrito

De forma rotineira, aponta Benassuly, o governo e a Prefeitura de Belém vêm ouvindo a comunidade de Outeiro para saber como melhor atender à população neste momento de crise. Mais embarcações podem ser disponibilizadas, horários poderão ser ajustados e agora as linhas fluviais serão mantidas.

Estudos deverão ser feitos e mais reuniões entre órgãos públicos e comunidade para saber como operacionalizar as futuras linhas fluviais Outeiro - Belém e os custos. Deverá haver pagamento de passagem normal, mas possivelmente com esse custo subsidiado para que não seja caro demais, aponta Benassuly.

Moradores de Outeiro enfrentam dificuldades para travessia após balsa apresentar problemas
O problema na embarcação teria sido provocado pelo excesso de peso

Cabos de aço serão colocados na ponte de Outeiro: obras levarão sete meses
Trabalhos serão iniciados essa segunda-feira (24), diz a Setran. Em um mês, tráfego de motos, pedestres e biciletas poderá ser liberado

Atualmente, como o presidente da CPH informou, a viagem rodoviária Outeiro - Belém demora cerca de 1h50, enquanto a viagem fluvial leva cerca de 50 minutos. Uma das embarcações, mais rápida, leva até menos tempo.

Belém