MENU

BUSCA

Terminal Hidroviário de Belém registrou quase mil passageiros por dia no fim de semana

O aumento no fluxo ocorreu entre a sexta-feira e o domingo passado, confirmou a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará

Dilson Pimentel

Entre sexta-feira (3) e domingo (5), o Terminal Hidroviário de Belém (THB) registrou 31 viagens e 2.889 passageiros. Uma média de 966 passageiros por dia. As informações foram divulgadas pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH).

Os destinos mais procurados foram os municípios do arquipélago do Marajó, com destaque para Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari e Ponta de Pedras.

Fechamento foi negado 


Na quarta-feira (1º), o magistrado Raimundo Rodrigues Santana, juiz de Direito da 5ª Vara da Fazenda Pública e Tutelas Coletivas, negou liminar da prefeitura de Belém, que pedia o fechamento do Terminal Hidroviário de Belém (THB) devido a pandemia do novo coronavírus.

A administração municipal alegava na ação ajuizada contra a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) que a abertura do terminal após o lockdown ia contra o decreto municipal nº 96.530, que prevê o fechamento de terminais rodoviários e hidroviários em razão da Covid-19.

A Prefeitura de Belém argumentava ainda que a reabertura do THB poderia ocasionar novos casos da doença na capital. 

A Procuradoria Geral do Estado ingressou na ação apresentando estudos técnicos que embasaram as decisões sobre as medidas de flexibilização das atividades sociais e econômicas, por meio do programa Retoma Pará, entre elas, a retomada das viagens intermunicipais e interestaduais de passageiros pelo modal rodoviário e hidroviário, autorizadas pelo decreto estadual 800/2020.

Na ação, a CPH demonstrou ao juiz que o THB segue todos os protocolos de saúde estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a disponibilização de álcool gel para os usuários, aferição de temperatura, adoção do distanciamento social, além de orientações sobre a Covid-19 e de medidas de higiene constantes nas suas dependências.

A CPH também ressaltou que a reabertura do THB foi autorizada pelo decreto estadual 800/2020, com base em estudos epidemiológicos, que comprovaram a redução de casos da Covid-19 em Belém e nos municípios do Marajó Oriental, que representam os destinos das viagens operadas pelo terminal.

 Antes de reaberto, terminal teve desinfecção


A CPH reforça que, desde o início da pandemia do novo coronavírus, disponibilizou álcool em gel para os usuários próximos aos guichês, banheiros, guarda-volumes e caixa eletrônico.

Todos os usuários que chegam ou partem via terminal passam por aferição de temperatura e são orientados por técnicos em saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) sobre a covid-19. O local também já passou por medidas de desinfecção antes da reabertura no último dia 19 de junho. 

Fiscais da Companhia também estão utilizando máscaras, luvas e fazem o uso de álcool em gel para atender aos passageiros.

Além disso, foram afixados cartazes sobre dicas de prevenção da doença por todo o espaço e o sistema de som do THB orienta, minuto a minuto, para que os passageiros cumpram o distanciamento de segurança e utilizem máscaras. 

Belém