Tenda itinerante leva livros de forma gratuita para o público no Conjunto Satélite
Projeto "Viajando com as letras" conta com quase 500 livros e várias manifestações culturais
O incentivo à leitura também é praticado no conjunto Satélite, bairro do Coqueiro, no trecho que pertence a Belém, por meio do projeto "Viajando com as Letras". A iniciativa é do psicólogo Idel Canto, com apoio de Adiel Cuca, ator de teatro que se caracteriza de personagens para garantir a ludicidade das ações; além do apoio de Ruth Negrão e outros parceiros.Eles montam uma tenda itinerante em espaços públicos do conjunto com estantes de livros para empréstimo gratuito. Também são realizadas contações de histórias ao vivo e por meio de vídeo, leitura de contos, varal de poesia, exposição de quadrinhos e amostra de fotos antigas do Satélite.
A ação mais recente foi realizada no sábado (27), com o "Sarau Literário", no Espaço Cultural Bosquinho. Na ocasião, amigos de longa data de Idel e um público de várias idades fizeram questão de garantir empréstimo de alguma obra. Em meio a muitos aplausos, poesias recitadas ao microfone garantiram emoção aos presentes. Uma noite que também simbolizou confraternização para quem acredita que o hábito de laitura pode ser valorizado cada vez mais.
Foi uma ideia que surgiu em meio ao isolamento social da pandemia e que ganhou força a partir de janeiro de 2022 com média de duas ações por mês. "Um projeto piloto. A meta é que não se restrinja apenas ao Satélite. Queremos ampliar para a periferia da região", explicou Idel Canto, que se considera um apaixonado pela leitura."A leitura acaba trazendo conhecimento. Se eu conseguir uma grande quantidade de pessoas daqui da comunidade para a leitura, para mim é um ganho extremo", avalia.
São quase 500 livros, quase todos catalogados e de várias temáticas. A arrecadação das obras começou por meio de pedidos nas redes sociais. E foram recebidos livros de excelente qualidade, conforme ele destacou. O preferido do psicólogo é "Cartas a um jovem terapeuta: Reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos", de Contardo Calligaris, que ele faz questão de recomendar.
"Sou apaixonado por leitura por conta do conhecimento que ela pode trazer. Os benefícios dela que me fizeram sair do mundo das ideias e levar o projeto à frente. Para estimular o pensamento das pessoas", detalhou Idel Canto.
Enfrentando a falta de acessibilidade aos livros
Por muitas vezes, o alto custo e a falta de acessibilidade aos livros dificulta a viagem ao incrível mundo das letras, segundo Idel. Ele acredita que bibliotecas comunitárias podem transofrmar vidas. "No projeto Viajando com as letras temos aventos culturais que trazem as pessoas para o contato com os livros. A gente sabe a dificuldade que as pessoas têm de acessar os livros. E trazemos esses livros para empréstimo gratuitamente. Com declamação de poesias, audição de CDs, música ao vivo, teatro", finalizou o psicólogo.
O amigo Adiel Cuca reforçou a importância da iniciativa. "Também sou apaixonado por leitura. Como sou cenógrafo, ajudo a montar os espaços itinerantes. E com minha experiência no teatro me caracterizo de persoangens para conversar com os leitores. É um projeto muito bonito que tenho orgulho de fazer parte. Jovens e adultos emprestam livros e isso á gratificante", comentou.
Serviço:
Viajando com as Letras - um projeto de incentivo à leitura
Instagram para mais informações: @viajandocomasletras
Contato: 98475-6848