MENU

BUSCA

Sistema de transporte público apresenta redução de passageiros, diz Semob

Medidas de isolamento social têm diminuído número de passageiros, garante superintendência

Dilson Pimentel

O sistema de transporte público por ônibus em Belém está sentindo os reflexos do isolamento social e a consequente redução do número de passageiros. É o que informou, nesta quarta-feira (1), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

E, diante desse quadro, a superintendência diz que decidiu reduzir os custos de operacionalização, evitando a suspensão do serviço. Entre as medidas já adotadas pelo órgão está a suspensão no funcionamento dos ônibus articulados do BRT, que não apresentam possibilidade de abertura de janelas, a partir desta quarta-feira, 1, pois houve uma diminuição de cerca de 80% no número de usuários.

Por sua vez, os veículos que fazem as linhas troncais passaram a circular do lado de fora da canaleta e foram incorporados às linhas convencionais para fazer o trajeto Tapanã/Ver-o-Peso, Icoaraci/Presidente Vargas/Paracuri I, Icoaraci/Presidente Vargas/Paracuri II e Outeiro/Brasília/São Brás. Além disso, os abrigos de ônibus vêm sendo higienizados, assim como os coletivos a cada início de viagem.   

A suspensão de todo  o sistema BRT Belém valerá inicialmente para 15 dias e inclui a paralisação dos ônibus articulados BRT, linhas troncais e alimentadoras, e o fechamento de todas as estações e terminais Maracacuera, Tapanã, Mangueirão e São Brás. 

 “A interrupção do sistema se alinha com medidas mais austeras de prevenção como preconizam as autoridades de saúde e o decreto do prefeito Zenaldo Coutinho. Terminais de integração e estações são, por natureza, locais de concentração de pessoas que fazem embarque e desembarque, e isso deve ser evitado cada vez mais. Da mesma forma que os ônibus articulados, que são refrigerados e sem possibilidade de abertura de janelas, também não são um ambiente indicado neste momento”, disse Gilberto Barbosa, titular da Semob. 

Belém