MENU

BUSCA

Sesma aponta que 300 mil pessoas em Belém ainda não foram vacinadas contra covid-19

O uso de máscaras segue obrigatório enquanto a variante Delta seguir circulando na capital. A vacina tem evitado casos graves

Emanuele Corrêa

Cerca de 300 mil pessoas em Belém ainda não foram vacinadas contra covid-19, como estima a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O diretor de Vigilância em Saúde, Cláudio Salgado, reforçou que 75% dos casos confirmados de contaminação por coronavírus têm sido da variante Delta. Porém, a vacinação tem evitado casos graves e internações.

"A contaminação das pessoas depende de vários fatores. E depende de quanto de vírus você respirar. Temos 300 mil pessoas que ainda não foram vacinadas. Então, sem o uso de mascara, a probabilidade de circulação é maior. Outro ponto importante é a questão da variante. Hoje temos mais de 75% da circulação da Delta em Belém. A boa é que a vacina está segurando este processo", explicou Salgado.

VEJA MAIS

Relaxamento de medidas contra covid-19 em Belém vai levar mais dois meses, aponta Sesma
Secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, reforçou que onde houve liberação precipitada, os casos de covid-19 aumentaram

Anticovid: Confira o calendário de vacinação em Belém de 25/10 a 6 de novembro
Até o final de novembro, todos os grupos, com todas as doses, serão vacinados contra covid-19

Anticovid: retardatários de qualquer idade poderão tomar vacina em postos de saúde ainda este mês
Semana que vem será a última com postos de saúde exclusivos na capital e com calendário definido

Por outro lado, diz Cláudio Salgado, a agressividade da variante Delta é maior e isso preocupa a Sesma, já que muitas pessoas já estão relaxando em cuidados. "É mais agressiva e transmissível. Então cabe a nós colocarmos barreiras. Uso de máscara, álcool em gel... A proposta de encerrar a vacinação era em dezembro, então, conseguimos antecipar essa vacinação. Temos que evitar a circulação do vírus ao máximo. Usar máscara e manter o distanciamento", recomendou.

Belém