Idosa completa 103 anos na semana do Dia das Mães e se emociona; vídeo
Mãe de 9 filhos, Lourdes Santos tem 22 netos, 23 bisnetos e 1 bisneta. O maior presente em seu 103º aniversário será a reunião dos familiares em torno da celebração
Mãe de 9 filhos, Lourdes Santos tem 22 netos, 23 bisnetos e 1 bisneta. O maior presente em seu 103º aniversário será a reunião dos familiares em torno da celebração
Uma belemense muito especial vai ganhar um Dia das Mães igualmente ímpar. Lourdes da Silva Santos, moradora da Pedreira, faz aniversário nesta segunda-feira (8), às vésperas do Dia das Mães. Mas, a família preferiu guardar as celebrações para o próximo domingo (14), quando toda a família estará reunida em torno da matriarca que completa nada menos que 103 anos.
VEJA MAIS
Com ele, Lourdes teve 9 filhos: Jozemar, Leomar, Graciela, Nazaré, Leonete, Jocimar, Leidomar, Valdelir e João, os dois últimos já falecidos, assim como seu João Gonçalves, que partiu há 34 anos. Da primeira geração vieram 22 netos, da segunda 23 bisnetos e, recentemente, a primeira bisneta.
A rotina de cuidar da família precisou ser alterada quando Lourdes sofreu uma queda e fraturou o fêmur. Por conta da idade avançada ela não consegue mais andar, mas, não perde a alegria de viver. Por isso, mantém uma rotina saudável. Ela acorda às 8 horas para tomar o café, depois segue para um passeio na cadeira de rodas pelo quintal e na frente da casa onde mora na travessa Vileta.
À tarde, ela descansa e, depois, volta para a frente da casa para observar o movimento das pessoas na rua. Aliás, Lourdes Santos sempre gostou de estar perto das pessoas, de celebrar a vida. Ao final do passeio, ela toma banho e faz um lanche. Para cuidar da saúde física, ela recebe serviços de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.
"É um presente de Deus a nossa mãe fazer 103 anos na semana do Dia das Mães; o dia do aniversário dela é uma data muito especial e marca todos os anos o Dia das Mães", conta a filha Leomar Silva Santos, 72 anos, que é servidora pública.
Para Leomar, a alegria de viver e o companheirismo do marido foram os dois fatores essenciais à longevidade de dona Lourdes. "Eu nunca me esqueço do que ela me disse um dia: 'Filha, procura sempre ter a sua segurança de vida', ou seja, um trabalho que te dê estabilidade financeira, pra você seguir um caminho consistente", conta Leomar.
Lourdes Santos acompanhou as mudanças ocorridas na sociedade, em especial as conquistas das mulheres. Mas garante que tem a maior satisfação em bordar, costurar, cozinhar e, sobretudo, conversar.
Além do aniversário de dona Lourdes, neste mês de maio, outra festa também movimenta a família Santos: a quadra junina. A festa dos santos mais festivos do ano nunca passa em branco na casa da matriarca. Nessa época eles se transformam na "Família Buscapé" para pular o São João. Nos altos da casa, está a imagem do santo protetor.
Outra momento de festa para a família de dona Lourdes é quando o Clube do Remo vence uma partida, em especial, contra o rival Paysandu. Afinal, todos na casa são remistas de coração. A alegria da turma tem como fio condutor a presença de Lourdes, que "sempre foi nosso guia, nos conduzindo pela vida", como diz Leomar. "O aniversário da mãe é uma felicidade muito grande, ela é a nossa referência e tem todo o nosso amor", declara o filho Jozemar Santos.