MENU

BUSCA

Semec afirma que denúncias de "limpeza de rastros" é apenas limpeza anual

Sintepp levanta desconfiança sobre limpeza feita às vésperas do final do mandato do atual prefeito

Victor Furtado

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) publicou vídeo e fotos de arquivos, papéis, pastas e livros paradidáticos da Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec) sendo jogados na carroceria de um caminhão. As imagens foram feitas por servidores, que ficaram curiosos e preocupados. A entidade informou que vai entrar com uma ação para recuperar o que estava sendo jogado para análise. Além de recuperar os livros, que poderiam ser usados na construção de bibliotecas comunitárias. Veja:


"Queremos saber o conteúdo desse material que saiu da Semec sem o devido conhecimento público. E de como estão os arquivos nos computadores da secretaria. Foram eliminados também? É muito estranho que essa ação ocorra a poucos dias da escolha do novo Prefeito de Belém. O que a direção da Semec quer esconder?", disse a professora Silvia Letícia, que é coordenadora geral do Sintepp Belém.


Semec diz que documentos tinham 40 anos na casa


Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que "...realizou, desde a segunda-feira (23) uma limpeza geral para descartar documentos que já estavam guardados no arquivo há mais de 40 anos, sem necessidade de preservação".

Segundo reiterou a Semec, "anualmente, é feita limpeza para liberar espaço no arquivo geral e, assim, arquivar os documentos necessários à preservação da instituição". 

Belém