MENU

BUSCA

São José: humildade a serviço da fé e da família

Devotos celebram dia dedicado ao santo, pai de Jesus na Terra

Eduardo Rocha

Não é difícil se encontrar imagens de São José com o Menino Jesus no colo ou mesmo dormindo. Essas duas expressões artísticas denotam a grandiosidade da vida e missão desse santo. Isso porque uma curiosidade sobre São José é que Deus se manifesta a ele por meio de sonhos. Nos sonhos, ele tem o impulso de Deus para tomar decisões, para ir conduzindo a vida da sua família e ser colaborador do Projeto Divino para a humanidade da vinda de Jesus Cristo como o grande pastor dos povos para a salvação. José e Maria, ou São José e Nossa Senhora, foram os pais de Jesus na Terra. Muitas pessoas chegam a colocar um papelzinho embaixo da imagem do santo para que ele sonhe os seu sonhos.

Por essa responsabilidade, como narrada na Bíblia, São José foi um dos pilares da família de Jesus, destacando-se como um homem dedicado ao núcleo familiar e uma vida de fé. Por isso tornou-se patrono da família, da Igreja Católica e dos trabalhadores, visto que ganhava o pão de cada dia como carpinteiro.

VEJA MAIS

Por ser um carpinteiro bastante trabalhador e ter ensinado o ofício ao Menino Jesus, São José destaca-se como patrono dos trabalhadores. Jesus chega a ser identificado como filho desse trabalhador pelos homens de Nazaré: "Não será este o filho do carpinteiro?".

A missão de pai do Filho de Deus foi desafiadora, pelo fato de caber a ele ensinar a Jesus o que é justo e o que é injusto, como pode ser inferido na passagem da Bíblia narrando que José e Maria tiveram que procurar por Jesus quando o levaram a Jerusalém para participar da festa da Páscoa. Jesus ficou no Templo, quando os pais regressaram a Nazaré, e somente foi encontrado após três dias. Ele havia ficado debatendo com os doutores. Ao ser interrogado sobre seu desaparecimento, Jesus disse aos pais: "Por que que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”. 

A simplicidade é algo marcante na vida de São José, como diz frei Alessandro, pelo fato de o santo não ter proferido palavras. “A vida nos ensina, e, na humildade, no silêncio, ele vai contribuindo para que o Projeto Salvífico de Deus se se realize; não precisamos de coisas extraordinárias para que a vontade de Deus aconteça; o silêncio, a humildade, já são a manifestação da força de Deus na pessoa, no ser humano”, ressalta.

Brain destaca que estava com muitas dores nas pernas e se apegou ao santo e tem melhorado, “caminhando com ele”. “Ele é um segundo pai, ele é um protetor, nos protege, saúde, muita paz, protetor da família da gente, eu peço proteção a ele para a minha família e as famílias do mundo inteiro”, arremata.

Oração forte de Maria Padilha e São Cipriano para fazer a pessoa chorar no pé
Confira a prece que promete fazer a pessoa amada chorar no seu pé

Dia de Nossa Senhora de Lourdes: conheça a oração e a história da padroeira dos doentes
A santa é também conhecida como intercessora das curas milagrosas e roga por aqueles que sofrem de diversos males do corpo e da alma

Confira a programação nas paróquias em Belém:

  • Paróquia São José de Queluz – Canudos (rua Cipriano Santos, 311) - no sábado (18), missa solene às 18h30. No domingo (19), missa às 7h, presidida pelo padre Frei Paulo Alessandro Dias, seguida de procissão pelas ruas do bairro, na festividade iniciada no dia 10 e que terminará neste domingo (19). Serão celebradas missas às 11h, 17h e 19h.
  • Paróquia São José – Umarizal (rua Domingos Marreiros, 104) - no sábado (18), Missa Solene às 7h, 9h e 19h, na Igreja Matriz de São José; às 12h, no Shopping Boulevard, e, às 17h, na Capela Medianeira de todas as Graças; no domingo (19), missa às 7h, presidida pelo pároco, cônego Sebastião Fialho,  seguida de procissão - missas às 11h, 17h e 19h (esta com transmissão ao vivo pela TV Nazaré)
  • Paróquia São José dos Verdejantes – Águas Lindas (Conjunto Verdejantes, travessa terceira, s/n) - no sábado,  missa às 19h, e, no domingo, às 17h30, sairá a procissão com a imagem de São José da Comunidade Sagrada Família para  a Igreja Matriz, onde será celebrada a Santa Missa pelo pároco padre Rafael Soares.
  • Paróquia São José, esposo de Maria – Distrito de Outeiro (rua Flamengo, s/n, bairro do Água Boa, Ilha de Caratateua) - no sábado (18) será celebrada Missa Solene, pelo monsenhor Paulo Andreolli, bispo auxiliar nomeado para Arquidiocese de Belém; no domingo(19), missa às 19h, celebrada pelo pároco padre Dani Pantoja
  • Paróquia de São José Operário – Icuí (rua São Salvador, 50) -  embora seu padroeiro seja festejado em 1° maio (Dia do Trabalhador), será celebrada missa no sábado, 19h, e, no domingo, no mesmo horário, presidida pelo pároco padre Ailton Melo Teixeira, seguida de procissão pelas ruas do bairro.
Belém