MENU

BUSCA

Saiba onde descartar lâmpadas fluorescentes queimadas em Belém

Depois de queimadas, as lâmpadas precisam ser descartadas de forma correta. Programa Reciclus instalou 12 pontos de coleta na cidade e é responsável por financiar o processo, coletar e descontaminar os resíduos

Redação Integrada de O Liberal, com informações da Reciclus

Quem usa lâmpadas fluorescentes já deve ter ficado sem saber o que fazer na hora de descartar o produto. A dúvida é comum e pertinente. Esse tipo de equipamento requer um processo de descarte específico, para evitar a contaminação do meio ambiente e acidentes. Em Belém, há 12 pontos de coleta especializada, financiados pela Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa (Reciclus). Futuramente, a organização sem fins lucrativos pretende aumentar para 43 pontos de coleta na capital.

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista.

Todos os componentes das lâmpadas apresentam algum risco de contaminação ao meio ambiente ou de acidentes diversos: o vidro, os metais, o pó fosfórico e o mercúrio. No processo correto de descarte, os produtos são coletados nos pontos especializados e processados num ambiente controlado, em circunstâncias específicas e tecnologia adequada. Tudo para que não haja a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos.

Basicamente, os componentes das lâmpadas são separados. O mercúrio é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar. É possível utilizar os resíduos na fabricação de vários outros produtos: vidros na produção de novos vidros para uso não alimentar; pinos de latão que podem ser fundidos e utilizados para produção de novos materiais; e pó fosfórico que, uma vez livre do mercúrio, pode ser reutilizado em fábricas de cimento ou asfalto.

O objetivo da Reciclus é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de sua vida útil e promover a destinação final ambientalmente adequada, garantindo que os materiais não estão sendo descartados em locais errados, vindo a prejudicar o meio ambiente.

A iniciativa envolve diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, a lei federal nº 12.305/2010), que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR).

Estabelecimentos comerciais interessados em participar do programa da Reciclus, podem entrar em contato com a associação pelo e-mail: reciclus@reciclus.org.br. Não há nenhum custo de adesão para os comerciantes. Mas há retorno em marketing ambiental, se for bem trabalhado.

 

Veja onde estão os pontos de coleta de lâmpadas fluorescentes em Belém

 

Para saber o ponto de coleta mais próximo de sua residência, clique aqui

- Supermercado na rodovia Mário Covas, nº 69

- Supermercado na avenida Augusto Montenegro, km 11, ao lado da UPA

- Loja de materiais de construção, na travessa Francisco Monteiro, nº 21

- Loja de materiais de construção, na rua Municipalidade, nº 1.173

- Loja de materiais de construção, na avenida Júlio César, nº 100

- Loja de materiais de construção, na rua dos Pariquis, nº 2.475

- Loja de confecções, no shopping da avenida Visconde de Souza Franco, nº 776

- Loja de confecções, na rua Conselheiro João Alfredo, nº 321

- Loja de confecções, no shopping da avenida Augusto Montenegro, nº 4300

- Loja de confecções, no shopping da rodovia BR 316, Km 4, nº 4500

- Loja de confecções, no shopping da travessa Padre Eutíquio, nº 1078, Loja 201

- Loja de confecções, no shopping da avenida Centenário

Ananindeua