MENU

BUSCA

Roteiro turístico em Belém: saiba o que fazer em um dia na capital paraense

Cidade das Mangueiras é cheia de encantos e pontos turísticos encantadores; confira o que fazer durante um dia inteirinho

Cinthia Gatti

Belém completa 406 anos nesta quarta-feira, 12 de janeiro. Explorar a história de Belém é um atrativo não só para turistas, como também para muitos beleneses. Pensando nisso, O LIBERAL preparou um roteiro turístico para fazer em um dia, na capital paraense. Nele, o visitante vai poder experimentar e conhecer mais sobre a história, cultura e gastronomia local. Confira a seguir:

VEJA MAIS

10h – COMPLEXO FELIZ LUSITÂNIA

Saindo da Basílica, o próximo ponto é o Complexo Feliz Lusitânia, o centro histórico da capital. Lá é possível conhecer os monumentos mais antigos da região, datados a partir de 1616, ano da descoberta da cidade. São prédios históricos, igrejas e museus.

10h – MUSEU DE ARTE SACRA

O indicado é começar a visita pelo Museu de Arte Sacra, antigo Colégio dos Jesuítas, onde também está a igreja de Santo Alexandre.

10h30 – FORTE DO CASTELO

Bem ao lado da igreja, fica o Forte do Castelo. No local, é possível visitar o museu de artefatos indígenas e ainda percorrer o interior do Forte, que tem uma bela vista para a Baía do Guajará.

11h – CASA DAS 11 JANELAS

A próxima visita é a Casa das 11 Janelas, um casarão antigo, que já foi hospital militar e hoje tem galerias de exposição e um restaurante. A visita dura cerca de 0h30.

11h30 – CATEDRAL DA SÉ

Para completar o percurso no complexo Feliz Lusitânia tem a igreja da Sé, a primeira erguida em Belém. O monumento é lindo e cheio história também.

COMPLEXO DO VER-O-PESO

Terminado o circuito histórico, o visitante pode ir caminhando para o complexo do Ver-o-Peso.

12h – VER-O-PEIXE

Para quem gosta, passar pelo Mercado de Peixe é uma atração. O turista vai conhecer as várias espécies de peixes comercializados na região e ainda ver como funciona toda a venda de uma maneira bem popular.

12h20 – MERCADO DE CARNE

A visita no Mercado de Carne é imprescindível. Com sua estrutura europeia, o local hoje possui várias quitandas que comercializam comidas e lanches típicos paraenses.

12h40 – VER-O-PESO (ALMOÇO)

O almoço não podia ser mais tradicional que um açaí com peixe frito no Ver-O-Peso.


13h30 – SOLAR DA BEIRA

Para quem já está no Complexo do Ver-O-Peso, uma visita ao Solar da Beira é inevitável. O casarão é antigo, nos moldes europeus da época.

14h – ESTAÇÃO DAS DOCAS

A Estação das Docas é bom um passeio para “assentar o almoço”, como diz o paraense. É possível caminhar pela Orla da Estação com a bela vista da Baía do Guajará.

14h50 – MUSEU EMÍLIO GOELDI

À tarde, para o turista que vai ficar apenas um dia em Belém, não pode deixar de visitar o Museu Emílio Goeldi, um centro de referência científica, que existe há mais de 155 anos.

16h – VER-O-RIO

Para ver o pôr-do-sol, quase chegando ao final de um dia em Belém, o convite é sentar em uma das barraquinhas do Ver-O-Rio, tomando um tacacá, enquanto o sol se põe.

18h – ATRAÇÕES NOTURNAS

A noite belenense tem várias atrações que mostram um pouco da cultura local. Aqui vão algumas delas:

- Bar do Parque (Avenida Presidente Vargas | Praça da República)
- Apoena | Carimbó às quintas-feiras (Avenida Duque de Caxias, 450)
- Bar Meu Garoto (Senador Lemos, 641).

Belém