MENU

BUSCA

Retorno do Arrastão do Círio 2022 é marcado por expectativa positiva dos brincantes

A grande novidade para a vigésima edição do Arrastão do Círio é o “novo” percurso que o Arraial do Pavulagem e o Batalhão da Estrela irão fazer

Amanda Martins

Cerca de 400 pessoas participaram da abertura da 20ª edição do Arrastão do Círio 2022, promovida pelo Instituto Arraial do Pavulagem, na noite desta sexta-feira (16), no Teatro Gasômetro, na Avenida Governador Magalhães Barata, no bairro de São Brás, em Belém. Além de uma roda de conversa - do projeto Oralidades -,  que teve a participação dos professores Ivânia dos Santos Nunes e Alan Carvalho, e  foi mediada pelo presidente  do Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva, o público pôde conferir um show animado e que colocou todo mundo para dançar. Oficialmente o cortejo em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré acontecerá no dia 8 de outubro. 


VEJA MAIS

“Voltar ao Círio e fazer o Arrastão do Círio logo após todo aquele isolamento social em que vivemos é um momento muito significativo para nós, pelas pessoas e pelas homenagens que a gente faz à Nossa Senhora de Nazaré. Acho que todos nós paraenses aguardamos esse momento tão sublime em nossa vida. E, sem dúvidas, vai ser um Círio maravilhoso, o maior de todos os tempos”, destacou.

Neste ano, a grande novidade para a vigésima edição do Arrastão do Círio é o “novo” percurso que o Arraial do Pavulagem junto ao Batalhão da Estrela irão fazer. Como de costume, a manifestação cultural deve iniciar após a descida da imagem da Santa da procissão fluvial, e antes dela iniciar a motoromaria. 

Diferente dos anos anteriores, o Arrastão voltará a percorrer o bairro da Cidade Velha. “Queremos levar as pessoas a verem o nosso patrimônio histórico de novo”, apontou Júnior Soares.   Além disso, Nossa Senhora de Nazaré estará ainda mais próxima do Arraial do Pavulagem. Isso porque, haverá uma interação direta entre os músicos, o público e a Santa.  

Segundo Gustavo Moreira, produtor executivo do Arraial do Pavulagem, a ansiedade é imensa para viver esse grande dia. O Arrastão do Círio é a segunda manifestação mais importante no ano para o grupo, e por isso, a dedicação para que tudo dê certo é visivelmente percebida em cada detalhe da abertura.

“O mês de outubro, quem é paraense mesmo, sabe, o nosso sangue dar uma enfervecida a mais. Nós queremos levar essa cultura popular em um momento tão importante para o Círio para ainda mais perto de quem irá participar”, afirmou Gustavo.     

Momento único

A estudante Vitória Gama, de 23 anos, vai participar pela primeira vez do Arrastão do Círio, No mês de junho, ela esteve no cortejo como “pernalta”, e ajudou a tornar a manifestação mais cativante. Bastante ansiosa, a paraense não ver a hora de estar nas ruas de Belém novamente, mas desta vez, homenageando Nossa Senhora de Nazaré.

“Sempre acompanhei as procissões do Círio, a minha família é extremamente católica.  Eu sempre tive uma emoção muito forte ligada a esse momento, porque é uma coisa que a gente de fato vive. A expectativa é muito grande para viver um momento como esse, de estar envolvida em um ambiente de pura energia. A gente vai estar, ali, representando as pessoas, brincando, representando os fiéis”, afirmou.  

Serviço:

Arrastão do Círio 2022

Dia: 8 de outubro
Horário: chegada às  9h com saída marcada para às 11h (após o fim do Círio Fluvial )

Belém