MENU

BUSCA

Quer morar no Japão? Consulado em Belém abre inscrições para bolsas de estudos

Brasileiros do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí podem se candidatar até 23 de maio para estudar em universidades japonesas com apoio do governo do Japão

O Liberal

O consulado do Japão em Belém inciciou as inscrições para pleitear bolsas de estudo na modalidade de Pesquisa/Pós-Graduação. As inscrições ocorrem até 23 de maio. Os pesquisadores/estudantes brasileiros dos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí podem concorrer as vagas.

Conforme o consulado do Japão, o governo do país oferece anualmente bolsas de estudo aos estudantes e pesquisadores do mundo inteiro, inclusive do Brasil.

Desde a década de 70, mais de 140 estudantes e pesquisadores dos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá, viajaram ao Japão para estudar/pesquisar e após a conclusão dos referidos cursos retornaram ao Brasil colaborando no desenvolvimento local. 

VEJA MAIS

TV Globo abre vagas de emprego em formato híbrido e presencial
Seleção será feita por meio de uma plataforma online e possui vagas para as áreas de Segurança Empresarial, Curadoria de Conteúdo, Agilidade Enterprise e Estratégia Corporativa

Primeira entrevista de emprego: como jovens podem evitar erros e se destacar no processo seletivo
Dicas essenciais de profissionais para quem busca fazer uma boa primeira impressão na entrevista e garantir a vaga no mercado de trabalho.

Requisitos para inscrição

Para concorrer à oportunidade na área de pesquisa ou pós-graduação, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:

  • ser brasileiro, com naturalidade ou residência nos estados do Pará, Amapá, Maranhão ou Piauí;
  • ter até 34 anos em 1º de abril de 2026, ou seja, ter nascido após 2 de abril de 1991;
  • possuir ensino superior completo;
  • demonstrar conhecimento da língua inglesa e/ou japonesa;
  • e, preferencialmente, ter experiência prévia em iniciação científica.

Histórias de quem foi aprovado

Na seleção do ano passado, Ailton Oliveira e a Sandy Alves pleitearam e foram aprovados, viajando ao Japão no início de abril. “Conheci a bolsa MEXT durante a graduação, quando pesquisava formas de estudar no Exterior e vi histórias inspiradoras de outros bolsistas que foram para o Japão. Anos depois, decidir fazer uma tentativa e felizmente fui agraciado com a aprovação. Poder viver isso na prática é uma realização intensa em aprendizados, adaptação e novas amizades. Estou animado com tudo que ainda vou construir por aqui nos próximos anos”, contou Ailton que se encontra como pesquisador na universidade de Tohoku, Japão.

“O MEXT oferece oportunidades incríveis para estudar e viver no Japão - e esse sempre foi meu objetivo. Passei anos me preparando antes de aplicar e, na minha primeira tentativa, fui selecionada. Minha principal dica é: prepare-se e tenha coragem de tentar. Estudar para as provas de inglês e japonês é só uma parte do processo - e nem é a mais difícil. Fazer o TOEFL é muito importante. Saber japonês também é interessante e mostra comprometimento, mas eu mesma fui aprovada sabendo apenas o básico e estou fazendo aulas de japonês aqui”, explica Sany, hoje pesquisadora na universidade de Osaka.

Documentos para inscrição

  • Ficha/formulário de inscrição preenchida corretamente em inglês ou japonês, digitalizados
  • Duas fotos 3,5x4,5 cm dos últimos seis meses;
  • Cópias do diploma/certificado e histórico escolar com traduções para o inglês ou japonês;
  • Carta de recomendação do diretor/orientador com tradução para o inglês ou japonês;
  • Projeto de estudo em inglês, entre outros.

Os documentos devem ser entregues em envelope na recepção do Consulado ou enviado via cargo/correios no endereço abaixo: 

Consulado do Japão em Belém: Av. Magalhães Barata, 651. Ed. Belém Office Center, 7º andar. Belém-PA. CEP: 66060-281 E-mail: belemcultura@bm.mofa.go.jp 

Ananindeua