MENU

BUSCA

Queda de samaumeira: moradores levam para casa pedaços da árvore centenária

Para evitar acidentes, todo o vegetal será removido, diz Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Dilson Pimentel

A queda dos galhos de uma samamueira, no bairro de Nazaré, nesta segunda-feira (6), fará com que toda a árvore seja retirada para evitar novos acidentes. E, por essa razão, muitos moradores levaram pedaços do vegetal para suas casas para guardar como lembrança.

“Quando eu era criança, tinha muita revoada de periquito aqui. Era um barulho lindo às 6 da tarde. A samaumeira é a morada dos periquitos também. Perder a casa deles é muito triste. É de cortar o coração. É o sentimento de perder uma avó”, afirmou Roberta. “Acho que faltou cuidado da prefeitura. Que pelo menos ela (prefeitura) tenha cuidado com as que restam”, disse.

A artesã Ruth Rosa também levou um pouco da árvore como lembrança. “Vou fazer trabalhos artesanais. Vou fazer arranhador para gato. Fazer uma bela de uma peça para colocar minhas panelas em cima”, disse. “Moro aqui há mais de 40 anos, frequento a Basílica. E a gente não poderia deixar de levar uma recordação da samaumeira, que abrigou os pássaros”, contou.

Ruth também disse ter ficado triste. “Isso aqui é uma referência. Você dizer para alguém: ‘olha, é perto da samaumeira da Basílica de Nazaré. Quando a gente vinha rezar o terço de madrugada, os pássaros começavam a cantar. E, de tarde, a revoada. Dá um aperto no coração. Por isso quero levar um pedaço”, disse.

Belém