MENU

BUSCA

Qual é a idade certa do Complexo do Ver-o-Peso; entenda a polêmica

Espaço que conta com 1.193 permissionários ganhou bolo de parabéns nesta segunda-feira (27)

Dilson Pimentel

A Prefeitura de Belém comemora, nesta segunda-feira (27), o aniversário do Complexo do Ver-o-Peso. No calendário oficial do governo municipal, o Ver-o-Peso completou 396 anos. Para os feirantes, o espaço tem 397 anos, tanto que foi essa idade colocada no bolo de 10 metros de comprimento e cujos pedaços foram distribuídos para a população. E, para outros historiadores, 398 anos.

O Complexo do Ver-o-Peso tem 1.193 permissionários, assim distribuídos: 95 atuam no Mercado de Ferro; 743 na Feira do Ver-o-Peso; 99 na Feira do Açaí; 163 na Feira da Pedra do Peixe; 95 no Mercado de Ferro e 93 no Mercado de Carne.

Durante a programação, o prefeito Edmilson Rodrigues falou sobre a divergência que há em relação à idade do Ver-o-Peso. “Para o historiador Ernesto Cruz, o Ver-o-Peso estaria completando, hoje, 398 anos. Mas os feirantes adotam 397. Há outros historiadores que falam em 396. Mas Belém tem 407 anos. Então é uma diferença pequena”, disse.

Ainda segundo ele, o "Ver-o-Peso" é história. É cultura. É economia”, disse. Edmilson explicou que, na primeira década de vida da cidade, a coroa portuguesa exigia pagamento de impostos. “Tudo o que chegava aqui era comercializado e tinha que ser pesado para ver o peso e pagar o imposto. E, daí, surgiu o nome, vinculado à origem mesmo da cidade”, afirmou.

Por isso, afirmou, o governo municipal tem total atenção ao Ver-o-Peso. “Arquitetura, urbanismo e aos feirantes em particular, que são a alma da feira”, afirmou. “O Ver-o-Peso se transformou no coração pulsante da cidade”, disse Edmilson.

LEIA TAMBÉM:

Reforma do Ver-o-Peso deve ser concluída no primeiro semestre de 2024, diz prefeito
A Prefeitura de Belém ainda está terminando os projetos para que tudo possa ser licitado, mas já é considerado o presente de quatro séculos de história do complexo, comentou Edmilson

Aniversário de 396 anos do Ver-o-Peso terá bolo e extensa programação
Os festejos serão realizados na próxima segunda-feira (27), das 8h às 17h

Ver-o-Peso em números:

Há 1.193 permissionários que atuam em todo o Complexo do Ver-o-Peso, distribuídos na Feira do Açaí, Mercado de Carne Francisco Bolonha, Mercado de Ferro (Peixe), Pedra do Peixe e Feira do Ver-o-Peso.

O número de 1.193 permissionários chega a dobrar se contarmos com os demais ajudantes desses permissionários e mais os ambulantes da área. Ou seja, 2.400 pessoas atuam formalmente e informalmente no Complexo do Ver-o-Peso.

Número de permissionários por setor do Complexo do Ver-o-Peso:

Feira do Açaí = 99

Feira do Ver-o-Peso = 743

Feira da Pedra do Peixe = 163

Mercado de Ferro = 95

Mercado de Carne = 93.

Estima-se que a comercialização na Pedra do Peixe do Complexo do Ver-o-Peso seja de 70 a 80 toneladas por dia. Essa quantidade aumenta no período da Semana Santa, chegando a 100 toneladas por dia.

A Feira do Açaí do Complexo do Ver-o-Peso recebe o maior volume do fruto na capital. Em torno de 100 toneladas in natura são comercializados por dia na Feira do Açaí (sendo que este valor diário chega a dobrar no período da safra). Grande parte vem da região ribeirinha e do arquipélago do Marajó.

Fonte: Prefeitura de Belém

 

 

 

Belém