MENU

BUSCA

Protesto em São Brás deixa o trânsito lento na Almirante Barroso

Manifestantes pediram melhorias nas condições dos ônibus que fazem a linha Belém-Mosqueiro

João Paulo Jussara

Moradores dos municípios de Benevides, Santa Bárbara e distrito de Mosqueiro fecharam parcialmente a avenida Almirante Barroso, entre a avenida José Bonifácio e a Praça da Leitura, em Belém, no final da tarde desta quarta-feira (4), pedindo melhorias nas condições dos ônibus que fazem linha nestes destinos.

De acordo com os manifestantes, a empresa de ônibus Transcap está à beira da falência, e a quantidade de coletivos não atende à demanda da população. "Benevides, por exemplo, fica sitiada porque não tem ônibus. Nós queremos ônibus, e uma empresa que respeite o cidadão", disse o agente administrativo Márcio Oliveira, morador de Benevides.

Márcio contou que dos cerca de 150 mil moradores dessas regiões, mais de 70% dependem do transporte público diariamente para sobreviver. "A empresa não está passando a frota corretamente para a população. Já ajuizamos uma ação no Ministério Público, e agora nós queremos alguma resposta pra podermos sair desse sufoco, porque já são quase dois anos com ônibus sucateados, com mais de 20 anos, sujos e abandonados", relatou.

Já a servidora pública Patrícia Barra, moradora de Benevides, afirmou que a solução seria a contratação de mais uma empresa para complementar as linhas dos municípios, pois apenas uma empresa não está sendo suficiente para a quantidade de usuários. "Por conta disso, há muitas vãs clandestinas em Benevides que rodam até o Castanheira. Elas são ilegais, não aceitam vale digital, passe livre, e humilham os idosos", reclamou a funcionária pública.

Em nota enviada à reportagem, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), informou que a empresa que faz a linha Belém-Mosqueiro, sediada no município de Santa Bárbara, comunicou ao órgão que está com veículos em manutenção dependendo de peças que estão vindo de outros estados.

Em virtude disso, a linha está operando com uma frota reduzida e a empresa foi notificada a sanar o problema. "Nesta quinta-feira a empresa irá apresentar ao órgão o plano para recuperação dos veículos e um cronograma a ser seguido até o pleno restabelecimento do serviço com a qualidade exigida pela prefeitura de Belém", concluiu a nota.

 

Ananindeua