Programa "Pré-Natal do Parceiro" está disponível na rede pública
O Pré-Natal do Parceiro envolve o homem em todo o processo de planejamento reprodutivo, gestação, parto, puerpério e desenvolvimento da criança
No Dia Nacional do Homem, comemorado nesta quarta-feira (15), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que no Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo oferecido o Pré-Natal do Parceiro, atendimento inserido no eixo Paternidade e Cuidado da Política Nacional de Atenção integral à Saúde do Homem (PNAISH).
O Pré-Natal do Parceiro envolve o homem em todo o processo de planejamento reprodutivo, gestação, parto, puerpério e desenvolvimento da criança, integrando-o nos cuidados com a saúde, para que divida com a mãe a responsabilidade pelos cuidados com o filho. Dessa forma, o pai passa a ter também um acesso melhor para cuidar da própria saúde.
De acordo com a secretaria, essa estratégia pode ser considerada uma importante porta de entrada do SUS para a população masculina, pois ao acompanharem a mulher na consulta do pré-natal, os homens serão abordados por profissionais de saúde, passando a ter acesso às consultas de pré-natal, exames de rotina, testes rápidos, aferição de pressão arterial e verificação das medidas antropométricas, atualização do cartão de vacina e participação nas atividades educativas, além do incentivo a participar do parto e dos cuidados com a criança.
Para ter acesso ao programa, basta o homem ir junto com parceira para iniciar o pré-natal. Mas para que isso ocorra da melhor forma possível é fundamental que os profissionais estejam capacitados para fazer essa abordagem, já que, segundo a Sespa, a população masculina costuma ser resistente ao autocuidado.