MENU

BUSCA

Procissão de São José: devotos vão às ruas em homenagem ao padroeiro da família

Após missa celebrada às 17h na paróquia São José, fiéis seguem com devoção pelas ruas do Umarizal

Dilson Pimentel

A tradicional procissão em homenagem a São José, o padroeiro das famílias, foi realizada no final da tarde desta terça-feira (19), em Belém. Sob uma chuva fraca, o cortejo percorreu algumas ruas do bairro do Umarizal e teve como ponto de chegada a paróquia de São José, na rua Domingos Marreiros.


As homenagens ocorrem em alusão ao Dia de São José, data que em Belém é celebrada com missas e procissões. Ainda na segunda-feira (18), a paróquia dedicada ao santo realizou uma novena que preparou o coração dos devotos para o grande dia.

"Todos nós, católicos, veneramos e rezamos para o pai adotivo de Jesus aqui na terra, a quem Deus confiou os cuidados daquilo que é mais precioso, Jesus o nosso salvador. São José foi esse pai protetor, que foi providente no alimento, que ensinou o menino Jesus a rezar, que viveu como família ao lado da sua castíssima e virgem esposa e, assim, nos ensina como um modelo: um pai de família, trabalhador, que ora, que vive em paz, que não é violento, mas, presente, companheiro, amigo, protetor e intercessor de toda a nossa igreja", comentou o padre Vandilson Lima, que celebrou a missa que antecedeu o cortejo.

A caminhada da fé reunindo dezenas de devotos e saiu da Paróquia São José, no Umarizal, pouco depois das 18 horas, totalizando um percurso de aproximadamente uma hora. Na Paróquia, a festividade deste ano teve como tema “São José, sua vocação desperta a nossa também”.

Os festejos em honra ao padroeiro das famílias começaram no dia 10 e terminaram nesta terça-feira. Logo no início da procissão uma chuva fina caiu na capital, mas, não chegou a prejudicar o cortejo. A imagem de São José foi conduzida em um carro do Corpo de Bombeiros e, à frente da procissão, uma viatura da Polícia Militar conduziu a banda que também participou da romaria.

VEJA MAIS

 

A fisioterapeuta Cristiane Carmo, 44, acompanhou a procissão com o filho, Davi, de 4 anos, que carregava uma imagem de São José. “São José faz parte da minha vida há muito tempo. Conheci meu esposo (Sandro) aqui (na Paróquia São José), casamos e hoje temos o Davi José. O José do nome do meu filho é por conta de São José”, disse.

“Ele é o padroeiro das famílias e dos trabalhadores. Ele é um exemplo de cristão para nós, daquele que assume a missão que Deus confiou a ele. Sempre digo para o meu esposo que São José é um exemplo a ser observado e seguido por todos nós”, afirmou Cristiane.

O almoxarife Otávio Maciel, 60 anos, também acompanha a missa há muitos anos. “São José é importante para a proteção de todas as famílias e também para a nossa profissão. Eu vim agradecer”, contou. “Até porque hoje também é aniversário da minha esposa (Regina, 55 anos), que vai acompanhar a procissão comigo”, afirmou.

Belém