MENU

BUSCA

Prefeitura notifica Estado por alugar hospital parcialmente interditado para atender a covid-19

Zenaldo diz que bastaria à Sespa credenciar o hospital municipal Dom Vicente Zico

Dilson Pimentel

Em pronunciamento feito por suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (2), o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, disse que a Procuradoria Geral do Município vai notificar o governo do Estado do Pará para saber quais são as razões técnicas que levaram o governo estadual a optar pelo aluguel de um prédio particular, parcialmente interditado pela Vigilância Sanitária, que é o hospital Santa Clara, para abrir leitos de atenção a casos da covid-19 em Belém. Veja:


“O segundo andar está interditado, e também não tem licença da vigilância para esse hospital funcionar. A prefeitura está perguntando, formalmente, quais as razões técnicas que o governo do Estado encontrou para pagar para um particular, um dinheiro público que tanta dificuldade está tendo nesse momento, para um privado, em vez de credenciar o hospital que a prefeitura oferece, o Dom Zico [Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico], em que o Estado não vai gastar um tostão”, afirmou Zenaldo.

O prefeito de Belém acrescentou: “Não estamos cobrando aluguel. Estamos apenas oferecendo para credenciamento este hospital. Basta que a Sespa [Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará] credencie e encaminhe para o Ministério da Saúde. Basta isso. E estamos perguntando porque a opção pelo hospital particular e não aceitam credenciar o hospital municipal, com 60 leitos, sendo 8 UTIs montadas já para funcionar. Essa notificação será entregue hoje (quinta-feira, 2), porque estamos aguardando há muitos dias a resposta. Formalmente, o município tem cobrado resposta e, agora, o faço também através de uma notificação pela Procuradoria Geral do Município”.

Respiradores para Belém 


Zenaldo Coutinho também anunciou esta manhã que a Prefeitura Municipal de Belém comprou mais 22 respiradores para atender a casos da covid-19.

“Além daqueles que nós já temos, em nossas unidades, nos prontos-socorros, nas Upas, acabamos de adquirir mais 22. Dois chegaram a Belém nesta quinta-feira. E 20 estarão chegando semana que vem”, afirmou Zenaldo.

Ele acrescentou que a prefeitura também está “fazendo novas encomendas” para ampliar a capacidade do município em atuar no enfrentamento ao novo coronavírus.

Belém