MENU

BUSCA

Prefeitura de Belém fará obras nos elevados da capital

Secretaria Municipal de Urbanismo informou que, mensalmente, realiza vistorias para avaliar as condições das estruturas dos elevados

Dilson Pimentel

Em breve, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), da Prefeitura de Belém, iniciará os procedimentos para a licitação de obras nos elevados da capital. A Seurb, que divulgou a informação nesta sexta-feira (22), acrescentou que suas equipes do Departamento de Obras realizam mensalmente vistorias e avaliações técnicas para avaliar as condições das estruturas dos elevados da capital.

A reportagem acionou a Seurb depois do acidente, há uma semana, no elevado Daniel Berg, na avenida Júlio César. Na ocasião, a Seurb informou que uma equipe do Departamento de Obras realizou uma vistoria técnica, na manhã daquela sexta-feira (15), naquele elevado. E que as equipes constataram que não existe risco de desabamento e as estruturas do elevado não foram danificadas. 

VEJA MAIS

Carreta se choca contra pilar de sustenção do elevado Daniel Berg, na avenida Júlio César, em Belém
O motorista conseguiu sair do veículo e recebeu um primeiro atendimento da equipe de resgate dos Bombeiros

Motorista bate em mureta de elevado na av. Júlio César e é socorrido em Belém
Veículo teve a parte frontal parcialmente destruída por conta do impacto da colisão

Caminhão fica preso em elevado do Entroncamento, em Belém; veja vídeos e fotos
O veículo transportava uma motoniveladora. Ninguém se machucou no acidente, mas a Comissão de Defesa Civil Municipal foi acionada para avaliar se há algum risco estrutural

Também foram solicitadas informações sobre o estado de outras estruturas, como o elevado da Augusto Montenegro, o elevado da Centenário e o elevado Carlos Marighella. Localizado no cruzamento das avenidas Dr. Freitas com Almirante Barroso, no bairro Sousa, o elevado Carlos Marighella tem algumas falhas que são perceptíveis, como ferragens expostas e danos no concreto, resultado de acidentes de trânsito.

A Defesa Civil informou que "não foi acionada e, consequentemente, não fez nenhuma vistoria nas referidas estruturas". 

A estrutura também está pichada. E, nesta sexta-feira (22), a Seurb informou que, "em breve", iniciará os procedimentos para a licitação de obras nos elevados. A Seurb não precisou essa data. Na madrugada de sexta-feira (15), uma carreta se chocou com o elevado Daniel Berg, na avenida Júlio César, bairro do Souza, em Belém.

Caminhão fica preso em elevado do Entroncamento, em Belém; veja vídeos e fotos
O veículo transportava uma motoniveladora. Ninguém se machucou no acidente, mas a Comissão de Defesa Civil Municipal foi acionada para avaliar se há algum risco estrutural

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) interditou o trecho na altura da avenida Pedro Álvares Cabral, e os veículos precisam fazer o retorno já próximo à avenida Centenário. O trânsito na área ficou bastante engarrafado.

O acidente ocorreu por volta das 3h30 da madrugada. E, desde as primeiras horas da manhã, o trânsito já começou a ficar lento na avenida Pedro Álvares Cabral e adjacências. Depois que a Semob fechou a entrada pela Júlio César, o engarrafamento ficou ainda mais intenso. Até às 9h, havia apenas um guarda de trânsito orientando os motoristas.

No dia 4 de fevereiro deste ano, um caminhão que transportava uma motoniveladora ficou preso num dos elevados do complexo do Entroncamento, em Belém. O veículo pesado levava a máquina para a Bahia, numa viagem que duraria de 4 a 5 dias para percorrer os mais de 2 mil quilômetros. Foi aí que a carga ficou presa. Ninguém se machucou e não houve danos à estrutura.

Belém