MENU

BUSCA

Prefeitura de Belém anuncia asfaltamento em sete bairros e na área comercial

Vias do Castanheira, Batista Campos, Tenoné, Terra Firme, Nazaré, Canudos e Cremação terão serviços

Redação integrada de O Liberal

Vias dos bairros do Castanheira, Batista Campos, Tenoné, Terra Firme e também de Nazaré, Canudos, Cremação e parte do Comércio serão contempladas com o programa de revitalização asfáltica da Prefeitura de Belém. A assinatura da Ordem de Serviço (OS) foi feita na sexta-feira (3) pelo prefeito Zenaldo Coutinho.

Segundo diz a prefeitura, os trabalhos são complementares às  obras realizadas em vias de tráfego intenso, como a Pedro Álvares Cabral e Almirante Barroso, e também à revitalização de ruas e passagens em diversos bairros de Belém e distritos. 

No Tenoné, um trecho da Quinta Linha receberá os serviços de pavimentação, drenagem, meio-fio e calçamento. A obra tem prazo de execução de quatro meses e inicia ainda neste mês de julho. A passagem Gracinha, no bairro da Terra Firme, no trecho entre a rua Olaria e o Canal do Tucunduba, também receberá serviço completo de revitalização com drenagem, pavimentação, meio-fio e calçamento. A obra tem prazo de execução de dois meses e começa no dia 7 de julho.

No bairro da Batista Campos, a Vila Amazonas, no trecho entre as ruas Pariquis e Mundurucus, será contemplada com o serviço de revitalização. O prazo de execução é de dois meses e os serviços também iniciam no próximo dia 7.

Outro serviço autorizado foi da rua Joaquim Fonseca, no bairro do Castanheira. A obra inclui grande proporção na via que liga o bairro até a BR-316.  

Representante dos moradores na assinatura, o padre Antônio Moraes, da área missionária Nossa Senhora Rainha dos Corações, comemorou a autorização da obra e destacou que a comunidade vai acompanhar todas as etapas do serviço, que tem prazo de execução de dois meses. “Não será só a rua Joaquim Fonseca que vai ganhar, mas o bairro do Castanheira como um todo”, afirmou o padre.

Vias de grande fluxo 


A Prefeitura de Belém diz que o programa de pavimentação asfáltica vem atendendo diversas vias da cidade e vai contemplar duas importantes avenidas do centro da capital, a José Malcher, no bairro de Nazaré, e a Conselheiro Furtado, que liga os bairros de Canudos e Cremação.

A autorização para as obras também foi dada por assinatura de ordem de serviço na sexta-feira. “A repavimentação é de duas grandes vias. São obras essenciais dentro da estrutura da nossa cidade e já iniciam na próxima semana”, anunciou o prefeito Zenaldo Coutinho.

Na José Malcher, as obras se iniciam no dia 11 de julho e só serão realizadas durante os finais de semana, o objetivo é evitar transtornos por se tratar de uma via de grande movimentação.  Toda a extensão da avenida receberá o serviço, que tem prazo de execução de 60 dias.

No dia 8 de julho, os serviços de revitalização asfáltica se iniciam na avenida Conselheiro Furtado. Toda a via será recuperada. O prazo de execução dos serviços é de 90 dias e será fiscalizado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). 

“Pelo fluxo da José Malcher, o asfalto ficou desgastado, com isso vamos fazer uma revitalização desse pavimento. Com essas obras a mobilidade vai melhorar cada vez mais nessas duas grandes avenidas”, comentou o secretário da Sesan, Claudio Mercês.

Comércio terá 'calçadão'


A obra de requalificação da rua João Alfredo, no bairro do Comércio, também foi autorizada pelo prefeito Zenaldo Coutinho.  A via receberá serviços de drenagem, calçamento e revitalização asfáltica. “A João Alfredo será totalmente revitalizada, com um grande calçadão a ser preparado”, disse Zenaldo Coutinho.

A obra será acompanhada pela Sesan e outras órgãos municipais, como as Secretarias Municipais de Urbanismo (Seurb) e Economia (Secon), além da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), por se tratar de uma área no centro histórico. O prazo de execução dos serviços é de até oito meses.

“Vamos fazer drenagem nova e calçamento. Vamos ter, também, uma equipe de arqueologia trabalhando diariamente, para preservar caso encontre um material histórico. Toda a obra será feita por etapas e com o objetivo de diminuir os transtornos para os trabalhadores e frequentadores da área”, disse o titular da Sesan.

Participaram da assinatura da ordem de serviço representantes do Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindlojas), da Associação dos Ambulantes do Centro Comercial de Belém, além de trabalhadores informais que atuam na João Alfredo.

Segundo a vice-presidente da Associação dos Ambulantes, Zilmar Carvalho, a requalificação da via será primordial para a melhoria das condições de trabalho dos permissionários que atuam na área e o aumento de clientes. “A movimentação é intensa no centro comercial e essa melhoria só vai aumentar esse fluxo. Essa obra vai levar vida ao centro comercial e, consequentemente, mais clientes” (com informações da Agência Belém).

Belém