MENU

BUSCA

Pré-matrícula para escolas municipais de Belém segue até o dia 20; veja como se inscrever

Belém tem mais de 19 mil novas vagas para novos estudantes da rede municipal, que é quase 1 mil vagas a mais que em 2022

Victor Furtado, com informações da Agência Belém

O período de pré-matrícula para a rede municipal de ensino de Belém já começou e segue até o dia 20 de janeiro. A inscrição é on-line, pelo site prematricula.belem.pa.gov.br. Neste ano, há 19.190 vagas para novos estudantes, cerca de 1 mil a mais do que em 2022. A rede pública da capital inclui a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). Em 2022, Belém atendeu cerca de 68 mil estudantes em mais de 200 escolas.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A PRÉ-MATRÍCULA

Após acessar o site, o passo seguinte é a realização da matrícula de forma presencial nas escolas. Para os responsáveis que não têm acesso à internet, a pré-matrícula poderá ser feita presencialmente nas unidades, da mesma forma que ocorrerá com os estudantes das escolas das ilhas ou zona rural.

VEJA MAIS

Aniversário de Belém: comunidades democratizam acesso à leitura com bibliotecas
Espaços promovem a leitura e proporcionam maior alcance à educação, em Belém

Programa de reinserção social reduz reincidência criminal no Pará 
A estimativa da Seap é que 80% das pessoas que passam por programas de educação e trabalho, não voltam a cometer crimes 

Helder Barbalho nomeia novos secretários de Educação e Planejamento e Administração
Anúncios já haviam sido feitos pelo chefe do Executivo estadual, mas agora são confirmados oficialmente

Entre as vagas ofertadas, há 6.651 vagas na educação infantil, 8.818 vagas no ensino fundamental e 3.627 na (Ejai). Ainda na Ejai  há 51 vagas na Ejai fundamental integrada e 39 na Ejai médio. Por fim, há 4 vagas para o ensino técnico, ofertadas na Fundação Escola Bosque (Funbosque), em Outeiro.

”Nosso esforço é sempre no sentido de transformar Belém numa cidade alfabetizada, inclusiva e leitora. E quanto mais estudantes nas salas de aula mais próximo chegamos ao nosso propósito”, explica a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt. Ela complementa, que o programa Alfabetiza Belém é prioridade na política educacional da rede municipal de ensino.

Início do ano letivo 2023 e demais matrículas

O início do ano letivo de 2023, da rede municipal de Belém, está previsto para começar no dia 23 de janeiro. Ao todo, serão 201 dias letivos e 812 horas-aulas. "Sempre mantendo o protocolo de biossegurança contra a covid-19 e com o monitoramento do aplicativo Guardiãs e Guardiões da Saúde na Educação, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (Sesma) e Universidade Federal do Pará (UFPA)", diz nota da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

O processo de matrícula na rede municipal de ensino começou  no dia 1º de dezembro de 2022, com a rematrícula dos estudantes cadastrados na rede municipal de ensino, seguido da pré-matrícula de estudantes com deficiência, indígenas, imigrantes e refugiados. O processo segue ao longo de todo o ano, pelo programa de Busca Ativa de estudantes que estão fora dos sistemas de ensino de Belém.

SERVIÇO

 

Pré-matrícula na rede municipal de Belém

Segunda Fase: estudantes sem deficiência
10 de janeiro a 20 de janeiro de 2023

Terceira Fase: vagas remanescentes
23 e 24 de janeiro de 2023

Escolas conveniadas
Início em 31 de janeiro de 2023

(A primeira fase, para estudantes com deficiência, encerrou no dia 6 de janeiro)

Como fazer a matrícula?

Pelo site prematricula.belem.pa.gov.br ou presencialmente na escola que a família desejar. É preciso seguir as datas do cronograma.

 

Quais os documentos necessários?

  • Histórico escolar
  • Certidão de nascimento
  • Carteira de Identidade
  • Comprovante de residência
  • Foto 3x4
  • Número de Inscrição Social (NIS)
  • Carteira de vacinação das crianças
  • Cartão do SUS
  • Documento de comprovação de deficiência (se for caso)
Belém