MENU

BUSCA

Praias de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba estão próprias ao banho

A praia do Cruzeiro, no distrito de Icoaraci, há cinco anos vinha dando como imprópria, mas as últimas análises realizadas comprovaram que a praia está própria para banho.

Redação Integrada

Em poucos dias os principais balneários da capital paraense e distritos municipais começam a receber os veranistas que buscam aproveitar as férias escolares do mês de julho. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou testes de balneabilidade em 18 praias. O resultado foi divulgado nesta semana e constatou que das 18 praias, todas estão próprias para banho.

Os testes tem como base a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) número 274, de 29 de novembro de 2000, que descreve que uma praia é considerada imprópria para o banho quando os valores estiverem acima de 2 mil  Escherichia coli - bactéria que transmite doenças infecciosas - para cada 100 mililitros de água analisada. 

Praias próprias ao banho

As praias do Amor, Praia Grande e da Brasília, em Outeiro; Areião, Chapéu Virado, Farol, Murubira, Ariramba, São Francisco, Marahu, Paraíso, Baia do Sol e Praia, em Mosqueiro e, em Cotijuba, as praias do Vai Quem Quer, Farol e Praia do Amor e Praia da Saudade, também passaram pelos testes e se encontram em condições próprias ao banho. A praia do Cruzeiro, no distrito de Icoaraci, há cinco anos vinha dando como imprópria, mas as últimas análises realizadas comprovaram que a praia está própria e segue em monitoramento.

As amostras de água foram colhidas nos dias 28, 29 e 30 de maio passado. A Semma desenvolve dois testes de balneabilidade por ano, para que as famílias possam aproveitar as praias da melhor maneira possível. “Durante todo o ano, a Semma trabalha a questão da qualidade da água nas praias de Belém e distritos. Nossas ações reafirmam o comprometimento que a secretaria tem com a saúde pública, contribuindo para que os banhistas possam aproveitar momentos de lazer em águas limpas e apropriadas para o banho”, explica Juliany Frazão, chefe do Departamento de Monitoramento e Fiscalização da Semma.

Ações de prevenção

Durante todo o mês de julho, equipes da Semma irão atuar na orientação dos banhistas, realizando ações de educação ambiental e fiscalização, garantindo uma melhor experiência das famílias durante o veraneio.

Belém