MENU

BUSCA

'Praia do Telégrafo' viraliza e moradores explicam os cuidados que têm com o espaço

200 famílias residem na comunidade Beira Mar e compartilham um quintal em comum que chamam de "prainha"

Emanuele Corrêa

A passagem São Pedro, na Comunidade Beira Mar, no bairro do Telégrafo, em Belém, abriga 200 famílias que compartilham um quintal em comum que ficou conhecido como a "Praia do Telégrafo". O nome foi dado após a foto de um carnavalesco convidado para um evento viralizar na web. As lideranças do local contam que a "Prainha" - como a chamam - já existe há anos, mas que não faz parte de nenhum fenômeno e, sim, de esforço coletivo da comunidade que cuidada da limpeza e manutenção do terreno que está às margens do Rio Guamá.

VEJA MAIS

"Quando a maré é alta a água chega até o espaço onde vamos construir o centro comunitário. Esse espaço aqui usamos para almoçar, fazer churrasco, tomar um banho quando a maré cresce, mas muitas vezes viemos só para almoçar. Aqui não é areia como praia, é meio 'lamoso', mas as crianças brincam e continuamos a fazer a nossa manutenção", concluiu.

Relembre o espaço que foi batizado como 'GreenValla', uma intervenção urbana para o veraneio da periferia:


Após a divulgação em redes sociais do espaço que chamam de "Praia do Telégrafo", a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma) informou por meio de nota que "uma equipe técnica do Departamento de Controle Ambiental (DCA) será enviada para a localidade na tarde desta terça-feira, 19. Como ainda não há informações conclusivas a respeito das condições da área, a orientação é que a população não faça uso do espaço para banho enquanto não for realizada a análise de teste de balneabilidade no local", finaliza a nota.

Belém