Moradores celebram 120 anos da Praça Batista Campos com bolo e parabéns
Para a associação, a praça é a “mais charmosa da cidade”
Para a associação, a praça é a “mais charmosa da cidade”
A Associação dos Amigos da Praça Batista Campos comemorou, na manhã desta sexta-feira (16), os 120 anos da praça, completados no último dia 14. A data foi celebrada com um bolo, no coreto central do espaço. O bolo tinha um 1 metro e 20 centímetros, fazendo referência aos 120 anos da praça.
VEJA MAIS
Presidente da Associação, José Olímpio Bastos disse que a praça é de cada cidadão de Belém. Mas citou os problemas do espaço: buracos e falta de lixeiras. "São 110 lixeiras, mas não tem nenhuma funcionando", afirmou. "Não podemos fazer campanha de educação ambiental porque não tem lixeira pra jogar o lixo", acrescentou.
Também integrante da Associação Amigos da Praça Batista Campos (AAPBC), Guilherme Minssen afirmou que, sem a presença fixa da Guarda Municipal, a praça “virou um centro de roubos, um centro de atacar pedestres”.
Para Laura Lobão, frequentadora do local, a praça é um patrimônio centenário da cidade que tem que ser preservado. "A praça precisa de reparos, de ser olhada com carinho. Temos que pensar que a praça é o sustento de muitas pessoas. É um patrimônio que não tem em outro lugar do Brasil, precisa ser olhada com muito carinho", desabafa.
Em nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou que, na próxima semana, estará iniciando os trabalhos de reforma da praça. “Os serviços de reforma serão gerais e irão beneficiar todos os equipamentos”, afirma.
Também em nota, a Guarda Municipal de Belém informou que o posto fixo da Praça Batista Campos foi desativado temporariamente para a reforma do espaço, sem data definida para retorno. "Contudo, as rondas e base do logradouro público estão mantidas durante os horários de maior movimento. A população pode auxiliar o trabalho da GMB denunciando qualquer situação. Para isso, basta ligar para 153 e a guarnição mais próxima vai ao local", informou.