MENU

BUSCA

Ponte precária impede coleta de lixo na Terra Firme

Transbordamento do canal da passagem Vera Cruz também dificulta o fluxo na área

João Thiago Dias / Redação Integrada

Há quase duas semanas não é feita a coleta de lixo na avenida Celso Malcher, entre as passagens Vera Cruz e Arame, no bairro da Terra Firme, em Belém. Quem denuncia são moradores da área. Eles afirmam que o serviço parou porque o caminhão coletor não pode cruzar a ponte de madeira do canal da Vera Cruz, que apresenta risco de desabamento. Além disso, por conta das recentes chuvas, o canal transbordou e provocou um grande alagamento naquele períimetro da avenida, dificultando ainda mais a travessia sobre a estrutura.

De acordo com o aposentado Moisés de Jesus, 68, que mora há 25 anos no bairro, o perímetro ficou intrafegável para qualquer tipo de veículo e o mau cheiro que exala da montanha de lixo se tornou insuportável. "Partes da ponte estão quebradas. Qualquer carro pode cair se tentar passar por aí. Mas o principal problema é que ficamos sem coleta e esse fedor está insuportável. O lixo tem atraído muitas moscas e urubus. E o que a gente vê é um descaso total", contou. 

Moisés também comentou que o nível da água dos canais já chegou a atingir várias casas. "A Celso Malcher está toda inundada, o alagamento chega até a passagem Nossa Senhora das Graças. Até aí normal, porque esse canal transborda há anos. Mas com as frequentes chuvas, a coisa só piorou. Quando cai uma (chuva) mais intensa ou demorada, a água bate na porta de várias residências. Até para pedestres fica complicado andar por este trecho. Fora que essa sujeira pode até causar doenças. Os moradores colocaram uns blocos de concreto perto da ponte para sinalizar que está impossível passar por ali", contou. 

Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), informou que já notificou a empresa responsável pela coleta. "As falhas identificadas nos roteiros de coleta do lixo estão sendo identificadas pela Prefeitura, que tem notificado a empresa contratada para realizar o serviço", explicou. Além disso, serão realizadas ações de recuperação no asfalto em breve. "Nos próximos dias, ações para recuperar o asfalto serão realizadas dentro da operação Tapa-Buraco".

A Sesan também esclareceu que já estão em curso obras que visam resolver o problema do alagamento no local. "Sobre os alagamentos na rua Celso Malcher, a Prefeitura de Belém informa que as obras de macrodrenagem no Tucunduba, realizadas pelo governo do Estado, têm por objetivo combater os alagamentos causados pelo transbordamento do canal", acrescentou a nota.

Belém