MENU

BUSCA

Pizza 'paraense vulcânica' é 2º lugar em concurso gastronômico em São Paulo

Concurso Nacional de Pizzas 'Grano Pizza Show' premiou as melhores do país e casal paraense ficou no topo

O Liberal

Além de ser uma das cidades que mais consomem pizza no país, São Paulo é conhecida também por ter as melhores opções desse 'prato' que é sucesso mundial. Mas, nesta semana, a capital paulista foi 'obrigada' a ceder aos encantos da 'Cidade das Mangueiras' e premiou com o 2° lugar, do Concurso Nacional de Pizzas Grano Pizza Show, o casal papa-chibé, Fábio e Josilene Lima, da 'Pizza do Fábio'. O sabor 'Paraense Vulcânica', uma mistura dos principais ingredientes da gastronomia típica da região, conquistou não apenas o paladar dos jurados, mas também levou o Pará ao centro das atenções. 

Veja mais:

“Não contivemos a emoção quando embarcamos no avião rumo a São Paulo. Na bagagem, levamos a gratidão de poder representar o Norte; no isopor, os ingredientes da nossa rica gastronomia, como camarão; Jambu da Feira da 25 e Tucupi de Vigia; no coração, o orgulho de ser paraense”, afirma a empreendedora, sem conseguir esconder a felicidade pela conquista. 

Durante o concurso, os participantes foram avaliados pelo quesito técnico, habilidades relativas a massa, sabor, criatividade e a apresentação. O fundador da pizzaria paraense, Fábio Lima, apresentou a receita regional ao júri e  conseguiu se destacar com um sabor único da Amazônia.


“Fomos muito confiantes com a nossa receita e quisemos gerar uma experiência única aos envolvidos, mas sabíamos que seria um grande desafio competir com grandes chefes paulistas. Estamos nos sentindo vitoriosos e muito felizes com o resultado. É  um grande prêmio para a nossa gastronomia e uma pitada de motivação para os pequenos negócios paraenses”, destaca Josilene.

image

Donos do empreedimento 'Pizza do Fábio'. (Reprodução\ Arquivo pessoal)

Tour gastronômico: pizzaria oferece guia de cheiros e sabores do Pará  

Os primeiros ingredientes utilizados por Fábio são provenientes de iguarias paraenses. De acordo com a esposa do pizzaiolo, são usados, por exemplo, o tucupi de Vigia e o caranguejo de São Caetano de Odivelas. O objetivo do casal é movimentar a cadeia produtiva associada ao turismo gastronômico do Estado.

Dentro do próprio estabelecimento, Josilene conta que eles criaram um  ‘Guia Gastronômico’,  onde o cliente embarca em uma experiência diferenciada nos sabores e cheiros da região. São oferecidas as piscinas clássica e as regionais; intituladas de ‘Roteiro do Pará’, como a ‘Camarão Vulcânica’, a ‘Paraense Vulcânica’, o 'Carangueijo com Patolas’ e a ‘Tapajônica’, que é feita de pirarucu. 

E quanto a aceitação do público? A turismóloga afirma que todos adoram, mas a que faz mais sucesso é o sabor paraense com camarão, jambu e tucupi.   

(Por Amanda Martins, estagiária de jornalismo sob a supervisão de Heloá Canali)

Belém