MENU

BUSCA

Pará registra 164 casos e 2 óbitos pela doença de chagas em 2022; vídeo

A pesquisadora e diretora da Fiocruz, Tânia Araújo-Jorge, que está em Belém, fala sobre o cenário da doença na Amazônia

Laís Santana

O Pará registrou, de janeiro a novembro deste ano, 164 casos e dois óbitos pela doença de chagas, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Estado (Sespa). Em 2020 foram registrados 230 casos de Doença de Chagas no Pará e 2 óbitos. Já em 2021 foram confirmados 285 casos da doença, com registro de 2 óbitos. A cidade de Belém, capital do estado, é considerada o município brasileiro que registra o maior número de casos da doença aguda em todo o Brasil. Por isso, para combater a invisibilidade da doença e promover informações sobre prevenção e tratamento, Belém recebe, nesta sexta-feira (11), a expedição itinerante 'Expresso Chagas XX1', da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que traz atividades de ciência e arte dedicadas à doença de Chagas, além de oferecer oportunidade de diagnóstico gratuito.

Durante a missão acabou descobrindo no sangue de animais e de pessoas da região um novo microrganismo, que chamou de Trypanosoma cruzi, em homenagem ao seu mestre, Oswaldo Cruz. Além do parasita, Chagas descreveu a doença aguda, a doença crônica, o inseto vetor (popularmente chamado de “barbeiro”), os animais reservatórios e as condições sociais de pobreza que propiciam a transmissão do parasita e o desenvolvimento da doença.

VEJA MAIS

Durante a realização do 'Expresso Chagas XXI', a equipe de pesquisadores e facilitadores irá validar o teste rápido que a Fiocruz está produzindo para doença de chagas. A “tripulação do trem” é formada por mais de 90 pessoas, entre profissionais da Fiocruz do Rio de Janeiro, membros da Associação Rio Chagas e Associação Paraense de Portadores de doença de Chagas e por vários profissionais paraenses que realizaram o curso de formação de agentes populares de saúde do Expresso Chagas XXI, com o objetivo de se tornarem multiplicadores do conhecimento.

O 'Expresso Chagas XXI' é um projeto realizado em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Instituto Evandro Chagas (IEC), o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), as Secretarias de Saúde do Estado do Pará e do Município de Belém, o Instituto Tecnológico Vale, e a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, que realiza o MedTrop 2022 - seu 57º Congresso- em Belém.

A ação será realizada no Centro de Ciências e Planetário do Pará, na Av. Augusto Montenegro, s/n - Km 03 - Mangueirão - Belém. No dia 11, o projeto funcionará das 8h às 17h e no dia 12, das 8h às 12h, com entrada gratuita. 

Serviço:
“Expresso Chagas XXI”, iniciativa de promoção da saúde em doenças de Chagas da Fiocruz
Centro de Ciências e Planetário do Pará
Av. Augusto Montenegro, s/n - Km 03 - Mangueirão - Belém
Dia 11, das 8h às 17h
Dia 12, das 8h às 12h
expressochagas.com

Instagram: @expressochagas

Belém