MENU

BUSCA

Padre Assis assume cargo de reitor do Santuário de Nazaré neste domingo

Cerimônia de posse contou com a presença do arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa

Eduardo Rocha

O começo da noite deste domingo (6), na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, foi muito especial para o Clero da Arquidiocese de Belém e fiéis: o padre Francisco Assis Maria de Oliveira, 47 anos, natural de Capitão Poço, tomou posse como novo reitor deste Santuário e como presidente da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). Ele substituiu o padre Francisco Cavalcante na função, como parte do processo de reestruturação da Ordem dos Barnabitas no Brasil.

A posse do novo reitor ocorreu em meio à missa das 18h horas na Basílica Santuário, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, que simbolizou o momento com um abraço em padre Assis. O provincial geral dos Padres Barnabitas no Brasil,  padre José Andraci, participou da cerimônia, que teve a presença dos membros da DFN e da Guarda de Nazaré.

Sobre os preparativos para a realização do Círio 2022, ele disse sentir que “o desafio maior é fazer com que as pessoas retomem aquelas atividades com todos os cuidados, mas que pouco a pouco possam voltar a participar dos momentos celebrativos, do que nós organizarmos; eu acredito que nós tomarmos consciência e um cuidar do outro, a coisa vai funcionar direitinho”. 

“Círio está dentro de nós”, diz novo reitor

O novo reitor enfatizou que o Círio de Nazaré é “algo que está tão dentro de nós, sendo paraense, que até mesmo na distância a gente não esquece; eu lembro do tempo quando morava em Roma, fazendo estudo teológico, quando chegava o domingo do Círio, com tanta distância, mas a gente sentia aquela emoção, algo que nos unia a Belém do Pará, com o Círio, sentindo a nossa devoção mariana aqui, em Belém do Pará, o Círio de Nazaré”, 

A palavra “obediência” foi utilizada pelo padre Assis para marcar o novo momento na vida dele e ela é necessária “desde o maior até o  menor”, porque, a obediência, primeiro, a Jesus Cristo e depois às autoridades constituídas pela Igreja. Ele disse que não esperava pela indicação para assumir a função na Paróquia/Basílica Santuário.

Padre Francisco pretende dar continuidade ao trabalho no Santuário que já vem sendo feito, como frisou. Destacou ser uma responsabilidade grande, porque dado o que foi feito por seus antecessores na função.

Belém