MENU

BUSCA

Pacientes oncológicos com covid-19 terão Unidade de Terapia Intensiva em Belém

Atendimento integrará ações do Hospital Ophir Loyola na capital paraense

Redação Integrada

Por iniciativa do Governo do Estado, a antiga Clínica de Olhos, na travessa 14 de Abril, no centro de Belém, acaba de ser transformada em uma Unidade de Terapia Intensiva destinada a assistir pacientes oncológicos acometidos pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O prédio foi desapropriado em 2014 e, desde então, estava se deteriorando. Agora, passará pelas adequações necessárias ao perfil de atendimento intensivo e será colocado em funcionamento.

A estrutura contará com 20 leitos. Desse modo, os enfermos diagnosticados com o novo conoravírus não ficam no prédio matriz, uma vez que são classificados como grupo de risco por serem imunossuprimidos e mais suscetíveis a desenvolver a forma mais grave da doença. No local, duas equipes intensivistas multiprofissionais prestarão assistência com todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Comissão Controle à Infecção Hospitalar.

O espaço possui uma área de aproximadamente 800 m², divididos em dois andares: o pavimento térreo com 537,05 m² e superior com 344,78m², ambos abrigarão leitos de UTI. O valor aproximado da obra é estimado em R$ 11 milhões, incluindo adequações e equipamentos. Os recursos já foram liberados pelo governador Helder Barbalho. O prazo para a finalização da obra é de 60 dias e de entrega do espaço equipado para população é de mais 30 dias, aproximadamente.

"O HOL tem atualmente 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, com esses 20 novos leitos, ao fim da pandemia de covid-19, o Ophir Loyola será o único hospital do Pará a contar com 50 leitos de UTI para atender as demandas de suas referências", afirmou Faruk Fuad, diretor administrativo.

O Governo do Estado está adquirindo um tomógrafo e todos os equipamentos modernos, equipamentos de proteção individual (EPI's) para as equipes assistenciais, materiais, medicações e insumos necessários à segurança dos usuários e servidores, em conformidade com as determinações do Ministério da Saúde.
 

Belém