MENU

BUSCA

Outubro Rosa: câncer de mama também pode afetar cães e gatos; veja como prevenir

Fatores que contribuem para o surgimento da doença vão desde a idade avançada até o uso de anticoncepcionais, pseudociese e a não castração dos animais

Gabriel Pires

O câncer de mama, trazido para debate durante a campanha Outubro Rosa, já é bastante difundido entre as mulheres. Apesar de ser pouco discutido, esse tipo de câncer também pode atingir cães e gatos fêmeas com uma incidência expressiva. Dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) alertam que esse tipo de câncer acomete pelo menos 45% das fêmeas caninas. No caso das gatas, a doença se manifesta em cerca de 30% desses animais e, em 5% dos casos são diagnosticados tumores malignos.

VEJA MAIS

A relação de Maria Eduarda com os pets é repleta de afeto. Não é à toa que ela sempre gostou de ter animais em casa. “Eu sempre gostei muito de gatos, sou uma apaixonada pelos felinos. Quando eu morava com a minha avó ela não deixava que eu pegasse gatos pra ter em casa. Então, quando eu via algum de rua eu levava pra casa, falava que era só pra cuidar até ficar bom”, comentou.

(*Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Belém