MENU

BUSCA

Organizadores não descartam Círio Virtual em 2020

Formato será decidido após reunião programada para o mês de junho, diz Diretoria da Festa de Nazaré.

Andreia Espírito Santo

O formato do Círio de Nazaré 2020 será decidido em uma reunião marcada para a segunda quinzena de junho entre todos os envolvidos na organização da procissão. E uma das possibilidades a ser discutida é a realização do Círio em formato virtual. A informação foi divulgada pelo coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Albano Martins Jr., durante uma live realizada nesta quarta-feira (13) com a cantora Fafá de Belém.  

“Uma coisa precisa ser compreendida com muita clareza: a gente quer fazer o Círio, não há dúvida. Só realizaremos ao Círio no formato tradicional se não causar risco a população de Belém. Certamente alguma coisa de Círio a gente vai fazer. Pode ser virtual, trazer alguma inovação. Na segunda quinzena de junho vamos ter uma reunião onde colocaremos todas as entidades juntas para tirar um consenso. Neste momento vamos avaliar tudo”, afirmou o coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré.

Albano Martins Jr deixou claro que a prioridade sempre será a saúde da população e por isso todas as entidades precisam ser ouvidas antes de ser tomada qualquer decisão. 

“A questão é: nós poderemos fazer o Círio? Quem vai ditar isso são as autoridades de saúde. O panorama que tivermos até lá. Faltam cinco meses. Há uma preocupação. Se poderemos ter o Círio em formato tradicional? Infelizmente ainda não posso dizer. Porque além dos cinco meses, isso não é uma decisão isolada. Não seria coerente determinar o que será e o que não será feito. O Círio envolve Forças Armadas, Governo do Estado, Prefeitura de Belém, órgãos de segurança. Não podemos tomar nenhuma decisão sem ouvir essas pessoas. Ouvir o CRM, os especialistas, a UFPA, a UEPA”, acrescentou.

Outra possibilidade é o adiamento ou um Círio sem tantas procissões, como o tradicional.

“Infelizmente não podemos realizar alguns eventos e talvez seja necessário repensar o Círio. Mas isso jamais será motivo para desgostarmos do Círio. Se ele precisa ser adiado, será em benefício da população, em atenção à saúde da população. Já teve Círio em agosto, setembro, até em novembro. O primeiro Círio foi em setembro. Pode ser que seja um Círio sem tantas procissões”, disse o coordenador da diretora da festa.

Albano Martins Jr pediu, durante a live, que as pessoas tenham paciência e que logo tudo será decidido.

“Hoje nós temos informação suficiente para entender os riscos que corremos. Durante gripe espanhola teve um Círio e resultou na onda de contágio. Jamais vamos fazer isso e colocar a população em risco. Só peço que a população tenha paciência. Porque é muita coisa em jogo a ser tratada. Tudo precisa ser analisado”, afirmou.

Ele informou ainda que a diretoria manteve algumas programações, como a apresentação do Cartaz do Círio, que será transmitida na TV e na internet.

“Tudo que pudermos fazer com segurança nós vamos fazer. Não posso tirar a apresentação do cartaz, a descida do glória. Tudo será transmitido pelas redes sociais, pela televisão. A população fica em casa, se protege e vai ver o cartaz. O manto está sendo confeccionada, a corda já foi comprada”, completou Albano Martins Jr.

Belém