MENU

BUSCA

O que é capacitismo? Entenda o termo que teve grande repercussão após falas no BBB 24

Após o brother Maycon apelidar a prótese do atleta paralímpico Vinicius Rodrigues, o tema sobre capacitismo repercutiu nas redes sociais

Lucas Ribeiro / Especial para O Liberal e Gabriel Pires

O termo capacitismo ganhou repercussão nas redes sociais nos últimos dois dias, após algumas falas preconceituosas no reality Big Brother Brasil 24. Entre elas, a do merendeiro Maycon Cosmer, de Santa Catarina, do grupo "Pipoca". Ele perguntou ao atleta paralímpico Vinicius Rodrigues, do grupo "Camarote", se poderia "apelidar" a prótese usada pelo atleta na perna de "cotinho". Nas redes sociais, vários internautas classificaram a atitude como capacitista, isto é, um ato de preconceito ou discriminação contra a pessoa com deficiência, por relacionar sua existência à incapacidade ou inferioridade.

VEJA MAIS

No entanto, Keké avalia que, quando uma pessoa com deficiência sofre esse tipo de violência, muitas vezes não sabe como reagir à situação. E comentou também como essas situações tocam em um lugar de vulnerabilidade. “Cada pessoa vai reagir de um jeito. Muitas vezes, a gente permanece em silêncio por não saber o que fazer. Às vezes, a gente mostra desconforto. Então vai depender muito de como aquilo toca a experiência da vida da pessoa. O que eu penso é que a gente deve fazer o que tem sido feito dos últimos anos para cá: questionar a pessoa que é capacitista, não aceitar, dizer que está errado, levantar o debate”.

“Como produtora cultural com deficiência, tenho visto que esse campo da cultura tem sido o campo mais progressista para as pessoas com deficiência. Quando a gente é visto e percebido enquanto fazedor e fazedora de cultura, isso é uma poderosa ferramenta de construir uma sociedade anticapacitista, de fato”, finaliza a produtora cultural.

Equipe de Maycon se pronuncia após acusações de capacitismo

A equipe de Maycon, participante do BBB 24, se pronunciou na noite da última terça-feira (9) sobre as críticas que o catarinense vem enfrentando nas redes sociais. Durante a madrugada, na prova de resistência, o cozinheiro escolar fez piadas sobre o participante Vinicius Rodrigues, atleta paralímipico. Internautas afirmaram, nas redes sociais, que a atitude dele capacitista. O pronunciamento foi publicado nas redes sociais de Maycon.

“Como equipe da administração do perfil do brother, lamentamos sinceramente pelo ocorrido”, diz o comunicado. A nota continua dizendo que Maycon “terá a oportunidade de refletir sobre suas falas e ações”. A equipe também diz que “está aqui para apoiá-lo nesse processo de crescimento” e frisa que “todos enfrentamos desafios e temos oportunidade para aprender e melhorar”, finaliza.

Belém