MENU

BUSCA

O Liberal na Escola: alunos da Escola Estadual Irmã Albertina Leitão visitam a sede do Grupo Liberal

No encontro, um grupo de seis alunos conhecer de perto a dinâmica da Redação Integrada de O Liberal, que congrega os jornais O Liberal e Amazônia, além do portal OLiberal.com

Gabriel Pires

Alunos do ensino técnico da Escola Estadual Irmã Albertina Leitão, localizada em Santa Izabel do Pará, conheceram a sede do jornal O Liberal em visita, na manhã desta quarta-feira (27), realizada pelo programa “O Liberal na Escola", um projeto de responsabilidade social do Grupo Liberal. No encontro, um grupo de seis alunos — acompanhados de professores da escola — puderam conhecer de perto a dinâmica e os processos de produção da Redação Integrada, que congrega os jornais O Liberal e Amazônia, além do portal OLiberal.com.

Os alunos foram recepcionados pelo coordenador do Núcleo de Atualidades, o jornalista João Thiago Dias, e pelo coordenador do Núcleo de Cultura, o jornalista Abílio Dantas. Na ocasião, eles explicaram aos alunos a rotina de busca, apuração e produção das notícias, o processo de publicação nas plataformas digitais de O Liberal, além do funcionamento da Redação Integrada. Além disso, os estudantes, que possuem um jornal escolar, conheceram o Parque Gráfico de O Liberal e os estúdios da Rádio Liberal. 

Atualmente, os alunos que participaram da visita integram um projeto de jornal escolar, sob a supervisão dos professores do colégio. Por meio de um perfil nas redes sociais, eles noticiam os eventos da escola, ações que participam, entre outras informações do dia a dia escolar. Para agregar conhecimentos, durante o encontro, os jovens puderam tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos sobre o jornalismo com a equipe que compõe a reportagem do Grupo Liberal.

VEJA MAIS 

Conhecimento

A estudante Leandra Leal, de 17 anos, conta que ficou animada com a visita e diz, ainda, que o encontro despertou interesse em seguir, futuramente, no jornalismo. “Vir aqui foi um passo muito grande para todos nós. Tanto para nos dar mais um pouquinho de força quanto para fortalecer o nosso projeto também. Quando chegamos aqui, nós estávamos um pouquinho nervosos, mas vimos que aqui é um ambiente de trabalho muito legal. É ótimo a gente conhecer a mão de obra de vocês”, relata a jovem. 

“O passeio deu muitas ideias para a gente como alunos, como pessoas e ideias de trabalhar com tema, isso foi muito importante para a gente que está correndo atrás disso. E como aluna, para mim, foi muito bom. É algo para gente até mesmo se aprofundar, porque como estamos no ensino médio, sempre procuramos algo que a gente goste de fazer para a gente poder se interessar mais no futuro. Sou uma pessoa que gosto muito de me comunicar. E surgiu o interesse de focar no jornalismo”, diz Leandra.

Belém