MENU

BUSCA

Multidão se aglomera à porta do Utinga à espera de acesso à área verde

Lotação permitida foi esgotada ainda cedo. Não há orientação do lado de fora, além de grades de proteção

Tainá Cavalcante

Uma multidão se aglomera na manhã desta segunda-feira (7), à porta do Parque do Utinga, em Belém, à espera de conseguir entrada na área de lazer. Ela foi reaberta em agosto, após meses fechada pelas restrições da pandemia de covid-19. Veja:


A fila de carros também à espera da entrada também já somava quase 30 veículos às 9h20. Pelas novas regras de flexibilização e acesso à área, previstas por decreto estadual, a lotação máxima a ser respeitada é de 50% da capacidade do parque. Assim, novas entradas só são permitidas se outras pessoas deixarem o parque.

No entanto, a administração do Parque do Utinga não colocou funcionários para ordenação das filas de espera do lado de fora do espaço de lazer. É fácil registrar a quebra de regras de isolamento - que ainda são previstas no Pará, devido aos números da pandemia causada pelo coronavírus no Estado.

Por volta das 9h30, a entrada foi liberada para dezenas de pessoas que aguardavam do lado de fora. Não se tem informação de porque a liberação foi feita de uma vez só - e se a lotação máxima exigida pelos protocolos seguiu sendo respeitada.

Administração: não há como controlar filas fora do parque


Procurada pela reportagem, a administração do Parque do Utinga comentou o ocorrido em nota publicada esta tarde. A organização social Pará 2000, que administra o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, disse que "reafirma o compromisso em obedecer às normas de segurança contra a disseminação do novo coronavírus e mantém diligencias como aferição de temperatura, distribuição de álcool gel e controle de entrada e saída de pessoas".

A OS disse que, desde a reabertura, o Parque vem funcionando com a capacidade reduzida em 50%, conforme determinação da prefeitura. "Quando é atingido o limite de 50% da capacidade, o acesso é fechado, sendo reaberto novamente quando um número significativo de visitantes deixa o parque, liberando, assim, o acesso de um novo grupo de pessoas".

A Pará 2000 admitiu ainda que, "devido à grande procura e em virtude da capacidade reduzida" da lotação do parque, "pode haver formação de filas na parte externa", e que, segundo sua avaliação, "não há como realizar o controle fora da área de competência da administração do Parque".

A administração do Parque do Utinga diz ainda que "reforça a importância de manter o distanciamento social e evitar aglomerações".

Praças tiveram procura moderada


Sem os desfiles do Feriado da Independência, a Praça da República teve movimento tranquilo na manhã desta segunda-feira. Apenas duas rodas de capoeira eram registradas e poucas famílias foram à área pública. A maioria das pessoas, porém, estava sem máscaras.

Na Praça Batista Campos, a manhã foi um pouco mais movimentada, mas sem aglomerações. A área onde há brinquedos para a diversão infantil foi o local que reuniu mais gente. A maioria das crianças estava sem máscaras, embora os adultos que a acompanhassem usassem a proteção.   

Belém