MENU

BUSCA

Multidão participa de festejos pelos 108 anos da Assembleia de Deus

Encenação da chegada dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren e culto ao ar livre fazem parte da programação

Redação Integrada

Centenas de pessoas participam, na manhã deste sábado (15), da programação alusiva aos 108 anos da Assembleia de Deus em Belém. Na Praça da República é realizado um culto ao ar livre - um clamor de joelhos. Às 9 horas, os fieis saíram da escadinha do cais, onde houve a encenação da chegada dos missionários suecos a Belém, Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Assembleia de Deus. A caminhada até a praça durou 40 minutos.

A Assembleia de Deus completa 108 anos de existência no Brasil na próxima terça-feira (18). Para comemorar o aniversário, a igreja realiza celebrações na cidade desde quinta (13) e encerra a programação neste sábado (15).

"A importância desse evento é transferir a fé para as novas gerações. A história contada tem impacto, mas a história vivida e reconstituída é guardada", disse Philipe João Câmara, pastor do Tempo Central da Assembleia de Deus em Belém. "Um dos lemas da festa este ano é 'nossos filhos e nossos netos terão a mesma fé que nós temos. O principal é fazer algo que só nós fazemos. Dobrar os joelhos , ir na escadinha da Presidente Vargas, ir na Praça da República e orar e abençoar a nossa cidade", afirmou.

A programação conta com as presenças de policiais militares, militares do Exército e do Corpo de Bombeiros. A previsão é de que mais de 75 mil pessoas participem da reconstituição. Ainda neste sábado, às 16h e 19h, será realizada a cerimônia de celebração dos 108 anos da Assembleia de Deus no Brasil, no Centenário Centro de Convenções, na avenida Augusto Montenegro.

image

TRÂNSITO

Por conta da programação no centro de Belém pela manhã, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém interditou algumas vias e trajetos de linhas de ônibus a partir das 7h deste sábado. Os ônibus que seguiriam pela rua Marechal Hermes rumo ao Boulevard Castilhos França e avenida Portugal fazem o desvio na travessa Piedade e seguirão pela rua Municipalidade, usando a parada da praça Waldemar Henrique para embarque e desembarque de passageiros. E seguem direto pela área interna da praça dos Estivadores até acessar a Castilhos França em frente à Estação das Docas. 

O mesmo caminho é feito feito pelos ônibus que seguiriam pela avenida Presidente Vargas e que vão desviar pela Boulevard Castilhos França, avenida Portugal, avenida 16 de Novembro, avenida Tamandaré, a destino.

Especificamente, a linha especial Castanheira Ver-o-Peso (Pátio Belém) que cortaria a avenida Presidente Vargas em outros trechos,  faz itinerário pela travessa Padre Eutíquio, rua João Diogo, rua 16 de Novembro, avenida Tamandaré, rua Gama Abreu e avenida Nazaré, a destino.

A linha Marex - Presidente Vargas também vai ter trajeto alterado, seguindo pela travessa Piedade, rua Municipalidade, praça Waldemar Henrique, Boulevard Castilho França, avenida Portugal, rua 16 de Novembro, avenida Tamandaré, rua Gama Abreu, seguindo pela rua Assis de Vasconcelos para seu destino.

Belém