MENU

BUSCA

Movimento de passageiros no Terminal Hidroviário de Belém foi recorde em maio

Fluxo de pescadores em busca do seguro-defeso artesanal contribuiu para o aumento, informa CPH

Redação Integrada (Com informações da Ascom CPH)

O mês de maio registrou movimento recorde de passageiros desde que o Terminal Hidroviário de Belém 'Luiz Rebelo Neto' foi inaugurado. O fluxo pessoas que se utilizaram do transporte fluvial para viagens a trabalho ou passeio aumentou 54% na comparação com o mesmo período de 2018. Os dados são da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), responsável pela administração do espaço.

De acordo com os números, só no mês passado foram 338 viagens no Terminal, sendo 150 embarques e 188 desembarques, englobando um total de 72.981 passageiros. Isso representa uma média de duas mil pessoas por dia.

Já no mês de abril, foram registradas 334 viagens, sendo 152 embarques e 182 desembarques, que movimentaram 62.732 passageiros. Isso equivale a uma média de dois mil usuários por dia e um aumento de aproximadamente 46% em relação a abril de do ano passado.

"A grande movimentação nos meses de abril e maio pode ser explicada por conta da abertura do período de defeso, quando pescadores do interior precisam vir a Belém para tratar do processo do seguro-defeso artesanal. A previsão é de que em junho o movimento aumente ainda mais devido a proximidade das férias escolares de julho, principalmente na segunda quinzena do mês", explica Nicolau Ferrari, diretor de gestão hidroviária da CPH.

Viagens - Atualmente, o Terminal Hidroviário de Belém opera com oito linhas, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais. As linhas intermunicipais fazem o trajeto Belém-Camará-Belém; Belém – Soure/Salvaterra – Belém; Belém – Cachoeira do Arari – Belém; Belém – Santa Cruz do Arari – Belém; Belém – Ponta de Pedras – Belém e Belém – Mocajuba - Belém. Já as linhas interestaduais operam o percurso Belém – Macapá – Belém e Belém – Manaus – Belém.

Essas linhas atendem ainda 20 localidades entre os Estados do Pará, Amapá e Amazonas. São elas: Almeirim, Belém, Breves, Cachoeira do Arari, Camará, Gurupá, Itacoatiara (AM), Juruti, Macapá (AP), Manaus (AM), Mocajuba, Monte Alegre, Óbidos, Parintins (AM), Ponta de Pedras, Prainha, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Santarém e Soure.

Os passageiros do THB são atendidos por 11 empresas de navegação que operam estes trajetos diariamente.

Belém