MENU

BUSCA

Mototaxistas liberam pista da Almirante Barroso após uma hora e meia de protesto

Sentido São Brás estava interditado desde as 10h por ato no bairro do Marco

Victor Furtado e Kenny Teixeira

Mototaxistas liberaram por volta das 11h40 o fluxo na Almirante Barroso, nas proximidades com a travessa Vileta, no Marco - onde um protesto envolvia desde as 10h cerca de 50 motociclistas legalizados. Eles cobravam maior fiscalização contra serviços de transporte ilegais - que atuam em concorrência desleal, alegou a categoria.

Um carro som fez parte do ato e passageiros de coletivos tiveram que descer dos ônibus para tentar continuar os percursos de viagem.

Carros de passeio e ônibus também tentam ainda fazer desvios do bloqueio pelas travessas vizinhas e o trânsito segue complicado. Estima-se que, mesmo com o fim do bloqueio, ainda leve pelo menos meia hora para a normalização do fluxo.

COMISSÃO

Uma das pistas foi bloqueada no sentido São Brás. A polícia foi ao local para negociações. Até as 10h30, a passagem era liberada paulatinamente, apenas a ambulâncias e alguns coletivos.

"É preciso garantir o sagrado direito ao trabalho e maior fiscalização para tirar as camisas [de mototaxistas] não legalizadas das ruas. Precisamos de maior apoio do governo municipal", disse José Ribamar Silva, presidente do Sindicato dos Mototaxistas Autônomos do Pará. "[O prefeito] Zenaldo Coutinho já foi contactado e estamos conversando, no sentido de garantir uma comissão. A prefeitura já disse que irá nos receber".

CHUVA

Às 10h30, apenas a canaleta do BRT era liberada, mas o bloqueio foi retomado às 11h20. Às 11h30, o fluxo no BRT foi liberado e, logo depois,  o protesto teve fim.

Momentos antes, com a forte chuva que caiu pela manhã, vários mototaxistas chegaram a largar as suas motos no meio da pista da Almirante Barroso - e correram para procurar abrigo.

A Prefeitura de Belém ainda não confirmou a agenda informada pela categoria.

Para Ribamar, mais conhecido como "Alemão", vários mototaxistas irregulares fazem um serviço sem qualquer qualidade e fiscalização. Alguns, afirma, são "criminosos disfarçados, o que gera uma péssima imagem da categoria".

A recomendação é evitar a Almirante Barroso e a Vileta, no sentido do Marco para São Brás. O sentido contrário está liberado.

Belém