MENU

BUSCA

Moradores do Curió-Utinga relatam rotina de problemas no período de chuvas

Segundo a população, obras na João Paulo II não resolveram os constantes alagamentos na área

Dilson Pimentel

Apesar dos serviços que a prefeitura de Belém está executando no Curió-Utinga, moradores do bairro têm relatado, nas últimas semanas, uma série de problemas causados pelas chuvas que caem em Belém com mais intensidade no chamado inverno amazônico. Na última terça-feira (23), um vídeo circulou pelos grupos de troca de mensagens mostrando a Passagem Novo Horizonte, uma das vielas do bairro, totalmente submersa.

Os moradores do local alegam que a situação é antiga, mas piorou após a realização das obras recém-finalizadas na avenida João Paulo II. Segundo eles, as águas estão escoando com mais intensidade para as áreas mais baixas e transformado pra pior a rotina da população em alguns trechos do Curió.

“Os alagamentos só aumentaram nas áreas mais baixas”, disse a moradora Rosineide Melo. “Para nós, não resolveu e só fez piorar o problema”, acrescentou. Segundo ela, continuam alagando as passagens Novo Horizonte, São Francisco, Augusta, Genojances, Altair Viana, K1, k2, k3, Maçal e Nova União, entre outras. A Novo Horizonte com São Francisco é transversal da João Paulo II. As demais ficam depois do canal de Mártir. Essas vias já alagavam antes. “Mas não como agora depois da obra da João Paulo,

"só fez piorar”, afirmou. Rosineide acrescentou que, agora, com 20 minutos de chuva, “vai tudo pro fundo como mostram os vídeos”. Na quarta-feira (24), por volta das 16 horas, ela fez um vídeo na passagem Novo Horizonte, onde mora há quase 7 anos. “Tudo alagado. E leva duas horas para escoar a água”, contou.

Além de impedir, ou prejudicar, a circulação das pessoas, sobretudo dos idosos, das crianças e daqueles moradores com dificuldade de locomoção, os alagamentos causam outros problemas. “Um mau cheiro insuportável, porque vem só lama e negra, acúmulo de lixo, além de muitos buracos por causa da força da água”, afirmou. “E, também, quebra todos os canos de água que atravessa o canal e as pontes”, completou ela. 

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que, na área citada, serviços como limpeza manual e dragagem mecânica estão sendo feitos nos canais Murucutum, Mártir e Ana Deusa. “Com relação às vias especificamente citadas, a Sesan informa que enviará uma equipe até os locais para verificar a situação do sistema de microdrenagem e posteriormente fazer o serviço de desobstrução e limpeza”, acrescentou.

Belém