MENU

BUSCA

Moradores do conjunto Maguari reclamam de falta de ônibus

Empresa Belém estaria remanejando veículos do Maguari e de outros conjuntos para atender a Outeiro.

Usuários de ônibus do conjunto Maguari, em Belém, reclamam do tempo que estão passando nas paradas. A espera costuma passar de uma hora. Em conversas informais com rodoviários, os passageiros foram informados de que a empresa Belém Rio, que opera a linha que atende ao conjunto, remanejaram alguns veículos para as linhas do Outeiro. Isso estaria ocorrendo desde dezembro, segundo o usuário Helton Rodrigues.

O mesmo remanejamento tem ocorrido com linhas que atendem o conjunto Sideral, dizem os usuários, com base em relatos de rodoviários. Mas, aparentemente, a falta de ônibus tem prejudicado muito mais aos moradores do conjunto Maguari.

"Isso não é de hoje. E o curioso é que a Belém Rio só tira os ônibus do conjunto Maguari pra colocar pra Outeiro...e a frota do conjunto que tem 24 carros. Não é suficiente haja vista que são mais de 30 mil moradores", critica Vinícius Alexandre.

Não que os usuários do Outeiro também não tenham problemas com transporte. Há anos as reclamações de falta de ônibus se acumulam, ao passo que a lotação dos carros só aumenta. A crítica dos passageiros do conjunto Maguari é que a empresa está resolvendo um problema e criando outros.

"Estão dando preferência pras frotas que circulam em Outeiro. Não que esteja errado, porém, estão tirando ônibus de outros lugares que a Belém Rio atende, como conjunto Maguari e Sideral. A pior empresa de ônibus da cidade, faz tudo errado", reclama Gabriel Lopes.

Todos comentários podem ser acompanhados em uma discussão iniciada no Twitter, no perfil @belemtransito.

"Bom dia, Belém. Amanhecemos com a notícia da redução da frota de ônibus que atende ao Conjunto Maguari, na Augusto Montenegro. Sabem o que há? @SeMOB_Bel pic.twitter.com/v6gVIkYISp

— Belém Trânsito (@belemtransito) 16 de janeiro de 2019"

Em nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), informou que não partiu do órgão "...nenhuma alteração na ordem de serviço da empresa visando redução da frota, muito menos com transferência de veículos para atender Outeiro. Na terça-feira, 15, foram feitas fiscalizações em Outeiro e não foi localizado nenhum veículo de outra rota circulando no local, mas diante da denúncia, iremos fiscalizar especificamente a linha que atende ao conjunto Maguari".

 

VEÍCULOS SEM CONDIÇÕES

A Semob também informou que foi feita uma fiscalização, na manhã desta quarta-feira (16), no fim de linha do Maguari, Tenoné e Jardim Sideral. Dois veículos foram enviados de volta para a garagem por apresentarem problemas de freio e caixa de marcha, e só voltarão a circular após os reparos.

Para reclamações a respeito de transporte, a Semob tem os canais 118 e 98429-0855. É importante formalizar as reclamações para que o órgão possa intervir.

Belém