MENU

BUSCA

Marinha realiza o Natal dos Ribeirinhos junto a comunidades da ilha do Combu

A expectativa é atender mais de 150 crianças, com doação de coletes salva-vidas, kits odontológicos e brinquedos

Keila Ferreira

Neste sábado (07), a Marinha do Brasil, por meio do comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) e a Sociedade Amigos da Marinha no Pará (Soamar-PA), promovem mais um Natal dos Ribeirinhos, ação voluntária realizada todos os anos, no mês de dezembro, junto às comunidades ribeirinhas da Ilha do Combu, em Belém. Este ano, a expectativa é atender mais de 150 crianças, com doação de coletes salva-vidas, kits odontológicos e brinquedos. A distribuição será realizada durante a manhã, no restaurante Saldosa Maloca. Os navios saíram às 7h, com os voluntários. 

Já existe uma campanha, desenvolvida pela Marinha junto aos ribeirinhos, ao longo do ano, específica para a questão da segurança da navegação. Segundo o comando do 4º Distrito Naval, por meio de palestras em escolas, tem se buscado uma conscientização das crianças, para que eles levem isso para os pais e consigam difundir a importância do uso do colete salva-vidas, dos respeitos às normas de segurança. Inclusive, garantindo que não haja lotação na embarcação, e outras questões que ajudam a evitar acidentes nos rios. Isso porque a comunidade das ilhas ao redor de Belém tem o uso natural das embarcações como meio de transporte.

Segundo informações divulgadas pela Marinha, durante a entrega dos coletes salva-vidas serão repassadas, didaticamente, instruções para as crianças e seus responsáveis sobre o manuseio e a importância do uso da proteção, com o objetivo de contribuir para a redução de óbitos por afogamento na região.

Além da distribuição dos coletes, a Marinha fará a doação de 200 livros infantis arrecadados na Campanha Maré do Saber. Dentro da programação, haverá ainda celebração de missa por um capelão naval, orientações de saúde bucal com militares dentistas, palestra sobre segurança da navegação e prevenção ao escalpelamento.

Belém