MENU

BUSCA

Marinha celebra bicentenário da Independência do Brasil com Regata na Baía do Guajará

Evento foi realizado no Ciaba, bairro da Pratinha na manhã deste sábado (17)

Daleth Oliveira

Em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, a Marinha abriu as portas do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba) para que o público acompanhasse a Regata Almirante Tamandaré, na Baía do Guajará e a Exposição de Nautimodelismo. A programação aconteceu na manhã deste sábado (17) no Ciaba, no bairro da Pratinha.

 

Antes da competição, 24 alunos da instituição fizeram uma limpeza das margens do rio, de onde retiraram garrafas pets, sacos plásticos e outros resíduos sólidos. “Essa ativ idade é necessária para conscientizarmos as pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente. E com a regata, a gente estimula também a prática de vela, que é um esporte muito bom, saudável e que precisa ser mais difundido na nossa região”, acrescentou.

Exposição

A  Exposição de Nautimodelismo, montada no salão do Ciaba, trouxe para perto do público, além de maquetes de navios e de equipamentos do Corpo de Fuzileiros Navais, uma aeronave Super Cougar e algumas das atrações do Planetário do Pará.

O capitão de corveta e comandante das turmas de formação de oficiais do Ciaba, Roberto Faria Ribeiro, destacou a programação como uma oportunidade de aproximar a comunidade externa da escola naval. “Queremos promover uma interação maior da Marinha do Brasil com a população. Temos aqui diversos estandes onde é possível visualizar as diversas frentes de atuação da Marinha do Brasil, como os fuzileiros navais, as capitanias, os centros de instrução. Também abrimos visitação a um dos navios utilizados no processo de formação. Então, esta é uma excelente oportunidade para que a população tenha acesso às nossas instalações e entenda como funciona o Ciaba”, finalizou.

Belém